Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz

Gabriel Medina enfrenta outro bicampeão mundial no Paúba Super Tubos

A terceira edição do evento irá contar com 48 surfistas, entre eles Medina e Phil Rajzman

Redação Publicado em 09/10/2020, às 14h55

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Medina estará presente na Paúba Super Tubos - Getty Images
Medina estará presente na Paúba Super Tubos - Getty Images

A praia de Paúba, no litoral norte do Estado de São Paulo, tem sido o destino favorito dos surfistas por suas ondas de formação tubular e desafiadoras. E foi assim que nasceu o Paúba Super Tubos, torneio que já está em sua terceira edição.

Desta vez, a competição acontecerá dentro da janela de espera entre 10 de outubro e 10 de novembro, quando a organização acompanhará as ondulações para definir o exato dia do evento.

O evento irá contar com nomes como Gabriel Medina e Phil Rajzman, que são bicampeões mundiais de surfe. E a data oficial da competição será anunciada apenas quatro dias de antecedência dentro do período de janela que está programado.

Participei do campeonato no ano passado e foi bem legal, passei duas baterias, e também disputei com Medina, como acontecerá nesse ano, em que estamos na mesma bateria”, disse Phil Rajzman.

Paúba é uma das praias com as melhores ondas de tubo do Brasil, onde, inclusive, Medina treina, pois fica ao lado de Maresias. A grande questão é que estarei competindo de longboard e gosto deste desafio porque as pessoas pensam que estou em desvantagem. Mas quando você supera e mostra que é possível, fica tudo bem legal. É importante lembrar que o surfe começou com longboard, até a década de 1970 nem existia a pranchinha”, completou.

Phil Rajzman é bicampeão mundial de longboard, nos anos 2007 e 2016, e é filho do ex-jogador de vôlei e medalhista olímpico Bernard Rajzman. Além do atleta, outros nomes de peso estão cotados para participar do evento, como o também bicampeão Gabriel Medina, Miguel Pupo, Caio Ibeli, Lucas Chumbo, Deivid Silva, Kauai Lobato, Pedro Tanaka e Caio Costa.

As baterias acontecerão somente entre segunda e quinta-feira, em função de restrições estaduais de combate à pandemia do novo Coronavírus, evitando aglomeração. O campeonato acontece em um só dia, com início às 7 horas.

São duas categorias – Open (pranchinha, longboard ou stand up) e Bodyboard –, com quatro baterias cada, de 20 minutos. Os atletas que estiverem entre as 10 melhores somatórias de pontos garantem a vaga para a semifinal. Quem não estiver entre esses 10 mais bem pontuados poderá participar de uma repescagem para competir pelas últimas duas vagas das semifinais. Os seis atletas que se saírem melhor em cada categoria vão para a final, com bateria de 25 minutos.

As baterias (com seis atletas cada) foram definidas por sorteio realizado ao vivo no Instagram @paubasupertubos. A bateria de Rajzman é a terceira, prevista para estar na água em torno das 8 horas da manhã. No total serão 48 participantes: 24 da categoria Open e 24 da Bory Board.

A premiação tem um valor simbólico em dinheiro e os vencedores levam prancha, mochila, bloco de prancha, peças de roupas de surfe, tênis, treinamento funcional em academia de São Sebastião, entre outros. E claro, o Troféu Paúba Super Tubos 2020.

A nossa competição começou pequena e vem crescendo. O objetivo é trazer os atletas não só para treinar nas ondas de Paúba, mas também possibilitar o surfe em uma competição de alto nível e de maneira organizada. E ter o mar de Paúba só para seis surfistas é uma raridade”, disse João Pedro Costa, surfista profissional, idealizador e organizador do evento.

João Pedro foi campeão na categoria Open em 2018, e Gustavo Martins na Bodyboard. Na segunda edição da competição, em 2019, Gabriel Medina venceu a Open e Valdomiro Mirinho levou a melhor na Bodyboard.


5 itens que todo surfista precisa ter

1- Prancha de Surfe Taruga softboard 7.6 - https://amzn.to/2Wgv6pH

2- Parafina Bullys Cool - Água Fria - https://amzn.to/2BFqgcp

3- Leash Taruga bodyboard amador 4 pés - https://amzn.to/2MKfIil

4- A História da Rip Curl: 50 Anos de Altas Ondas, Negócios Internacionais, Personagens Destemidos e a Busca Pela Onda Perfeita - https://amzn.to/2MNwvkM

5- Capa de Prancha - https://amzn.to/2MLjpUU

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e o SportBuzz pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.