Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Outros Esportes / FÓRMULA 1

Fórmula 1 adia três GPs por conta do coronavírus e altera data do novo regulamento

Com a decisão, Campeonato Mundial tenha início somente na que seria a oitava corrida do ano

Gabriela Santos Publicado em 19/03/2020, às 15h21

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fórmula 1 adia três GPs por conta do coronavírus e altera data do novo regulamento - GettyImages
Fórmula 1 adia três GPs por conta do coronavírus e altera data do novo regulamento - GettyImages

Na manhã desta quinta, 19, a Fórmula 1 anunciou a decisão de adiar os GPs da Holanda, Espanha e Mônaco, por conta da pandemia de coronavírus. Agora, são sete etapas da categoria afetadas pelo surto de Covid-19. Com a decisão, a expectativa é que o Campeonato Mundial 2020 comece somente no GP do Azerbaijão, em 7 de junho, no que seria a oitava prova do ano.

Em conjunto com a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) e as equipes, a Fórmula 1 também aprovou um calendário flexível e condensado, e o adiamento do novo regulamento e carros, que estava previsto para entrar em vigor em 2021, para o ano seguinte.

Isso se dá após o calendário ser afetado pela pandemia de coronavírus, e ter menos corridas no ano significa menos verba para as escuderias investirem nos novos modelos para a próxima temporada. Portanto, em 2021 os times usarão os mesmos carros da temporada 2020, com o possível congelamento de peças podendo ser discutido depois.

A temporada 2021 será realizada com as regras de 2020, no entanto, o teto orçamentário de US$ 175 milhões (cerca de R$ 900 milhões) para as dez equipes entrará em vigor já no ano que vem. Para passarem a valer, essas mudanças precisam ser aprovadas pelo Conselgo Mundial de Esportes a Motor (WMSC), porém, a aprovação seria apenas uma formulação diante do cenário atual.

Antes da Fórmula 1 adiar os GPs da Holanda, Espanha e Mônaco, a corrida da Austrália já havia sido cancelada horas antes do início da disputa do primeiro treino livre, quando fãs já se aglomeravam na porta. Dias depois, a categoria confirmou o adiamento de Barein, que em princípio seria disputado com portões fechados, e do Vietnã, que faria sua estreia na Fórmula 1. A  prova da China, epicentro da epidemia do Covi-19, foi a primeira corrida adiada.

Confira o comunicado da Fórmula 1 na íntegra:

"Por causa do contágio global do Covid-19 e após discussões com a FIA e os três promotores dos eventos, hoje foi confirmado que os GP's da Holanda, Espanha e Mônaco serão adiados.

A F1, FIA e os três promotores tomaram essa decisão para garantir a segurança e saúde dos profissionais das equipes, pilotos e fãs, algo que permanece como nossa prioridade.

F1 e FIA continuarão a trabalhar em conjunto com os promotores afetados e com as autoridades locais para monitora a situação com o tempo adequado para estudar datas alternativas para cada GP ao longo do ano, caso a situação melhore.

A F1 e a FIA esperam começar o campeonato de 2020 assim que for seguro para tal após maio, e seguirão monitorando a situação do Covid-19".


5 eletrônicos para esportes que prometem facilitar a sua vida

1- Relógio Inteligente Mi Band 4 Xiaomi - https://amzn.to/326G0jZ

2- Câmera Hero 7 Black à Prova D’água 12MP 4K Wifi, GoPro - https://amzn.to/2VwxKY5

3- Fone de Ouvido Xiaomi Redmi Air Dots Com Bluetooth - https://amzn.to/325xcLo

4- Aparelho Abdominal Eletrico Músculo 6 Pack Ems Estimulador - https://amzn.to/2B2Vhq8

5- Cronômetro Digital Incoterm - https://amzn.to/2nyvmUc

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, o SportBuzz pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.