Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Outros Esportes / LENDAS OLÍMPICAS

Fofão, Jadel e Douglas Vieira são homenageados no Dia Olímpico

Ex-atletas olímpicos e lendas do esporte brasileiro, Fofão, Jadel e Douglas Vieira foram homenageados pelo Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa; trio falou ao SportBuzz

Gabriela Santos Publicado em 24/06/2022, às 20h00 - Atualizado às 20h39

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fofão, Jadel e Douglas Vieira são homenageados no Dia Olímpico - SportBuzz
Fofão, Jadel e Douglas Vieira são homenageados no Dia Olímpico - SportBuzz

Lendas do esporte nacional, Fofão, Jadel Gregório e Douglas Vieira foram homenageados pelo Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa (COTP), em São Paulo, na última quinta-feira, 23, data em que é celebrado o Dia Olímpico. Os ex-atletas foram contemplados como parte das comemorações no centro de formação de jovens promessas olímpicas.

Em conversa com o SportBuzz, os ex-atletas do vôlei, atletismo e judô agradeceram a homenagem e destacaram a importância de ser referência aos atletas brasileiros em formação. A ex-levantadora Fofão, que fez parte da Seleção Brasileira de Vôlei feminino, iniciou sua trajetória no Centro Olímpico. 

Confira a matéria na íntegra:

Fofão fez história na Seleção Brasileira de Vôlei feminino e é a atleta mais vitoriosa na modalidade do país. A ex-levantadora tem cinco participações consecutivas em Jogos Olímpicos, conquistando o ouro em Pequim 2008, e o bronze em Sidney 2000 e Atlanta 1996. Ao todo, Fofão tem 20 conquistas com a camisa verde e amarela.

“Quando falo para elas [atletas de vôlei] que foi aqui [no Centro Olímpico] que eu comecei, acho que cria uma expectativa boa para poderem se imaginar na mesma situação que eu [campeã olímpica]. Eu olho para elas e me vejo, na verdade. Eu vejo a minha história começando”, disse Fofão.

“Então, se tornar uma referência positiva me dá muita alegria. Eu realmente trabalhei não só para ser uma campeã nas quadras, mas também para poder modificar através da imagem essas crianças que terão o mesmo sonho que o meu”, completou a campeã olímpica, que iniciou sua formação no vôlei no Centro Olímpico. 

Ex-atletas olímpicos são homenageados no Centro Olímpico
Ex-atletas olímpicos são homenageados no Centro Olímpico


A ex-levantadora ainda aproveitou para comentar sobre o atual momento da seleção brasileira e falou da expectativa para o próximo ciclo olímpico, para Paris 2024. “Eu espero uma seleção com muita vontade e dedicação. É um momento de renovação muito forte que o time está passando, e isso sempre traz uma certa insegurança, pela falta de experiência e de vivenciar uma Olimpíada. O que não pode faltar é raça e vontade: é a expectativa que todos têm quando se trata do vôlei feminino”, avaliou.

Além da campeã olímpica, Jadel Gregório foi homenageado na última quinta-feira. Recordista no salto triplo, com a marca de 17,90 metros, o paranaense descreveu como se vê dentro da modalidade. Seu registro, atingido em 2007, representou a quebra de recorde de 30 anos que pertencia a João do Pulo. “Vai além de ser só inspiração. Vira uma missão, um comprometimento. Devemos ter disciplina para conduzir e inspirar essa ‘molecada’ para ter certeza de que estamos fazendo o trabalho certo”, disse o vice-campeão mundial.

Douglas Vieira fez seu nome no judô nacional ao registrar um recorde na modalidade em Jogos Olímpicos. Ele se tornou o primeiro judoca brasileiro a chegar à uma final e ainda conquistou a medalha de prata do meio-pesado masculino, na edição de Los Angeles 1984. Ao SportBuzz, ele destacou que se vê como um pioneiro no esporte.

“Abrimos os caminhos [no judô]. Eu fui o primeiro brasileiro a fazer uma final olímpica e ganhar uma medalha de prata. E a partir daí o judô brasileiro sempre trouxe medalhas em todas as edições olímpicas. Eu me sinto pioneiro nessa área e posso mostrar para todo mundo que todos podem chegar [à uma final], tendo determinação e vontade”, celebrou Douglas Vieira. “Hoje o judô brasileiro é muito importante dentro dos Jogos Olímpicos”.