Sportbuzz
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram Sportbuzz
Outros Esportes » e-SPORTS

Flamengo é a equipe mais conhecida de e-sports no Brasil, aponta estudo

Pesquisa mostra popularidade de times, personalidades e plataformas entre fãs brasileiros

Gabriela Santos Publicado em 27/07/2020, às 12h59

Luci, do Flamengo
Luci, do Flamengo - Divulgação/ Riot Games

Com muitos torcedores ao redor do mundo, as equipes de e-sports ganham cada vez mais popularidade no Brasil. Muitos clubes do futebol brasileiro estão investindo no esporte eletrônico. Segundo a Pesquisa Game Brasil (PGB) 2020, o Flamengo, clube mais popular do país, também é líder entre os gamers brasileiros.

A sétima edição da PGB foi realizada pelo Sioux Group, por meio da unidade de negócios Go Gamers, ESPM e Blend New Research e ouviu cerca de 5.830 pessoas em 26 estados e no Distrito Federal, em fevereiro.

A pesquisa aponta a popularidade das equipes entre os gamers brasileiros: Flamengo eSports (79,1%), INTZ (68,5%), Kabum eSports (66,7%), RED Canids Kalunga (64,2%), paiN Gaming (64,1%), Black Dragons (61,8%), Team oNe (61,6%), CNB eSports Club (61,3%), Vivo Keyd (59,9%) e Submarino Stars (57,9%). O estudo ainda aponta que 65% do público gamer afirma conhecer os e-sports – alta de 6,7% em relação ao ano passado.

Em entrevista ao Meio e Mensagem, Allan Fernandes, VP comercial na paiN Gaming, afirmou que a equipe tem reconhecimento pelo histórico de revelar grandes nomes no esporte. A equipe é patrocinada por empresas como Coca-Cola, BMW, Tinder, TIM e banco BS2.

“Grandes jogadores do cenário foram revelados pela organização, como brTT, Kami e Rakin. Pensando na parte mais corporativa, a paiN vem investindo constantemente na profissionalização de suas áreas (comercial, marketing e backoffice), melhorando conteúdos em redes, tanto para a comunicação da organização quanto para as entregas comerciais”, disse.

No ranking nacional da NewZoo, a paiN aparece em 12º em lembrança e a INTZ em 14º, em relação à popularidade internacional.

A pesquisa ainda mostrou que 19,7% dos gamers brasileiros consomem conteúdos diários sobre e-sports, 17,5% consomem uma vez por semana e 25,5% menos que uma vez por semana. O YouTube aparece como líder em audiência, com 68,6%, seguido por Facebook (37%), Twitch (23,4%) e a ferramenta IGTV, do Instagram (18,7%).

Das personalidades do meio mais acompanhadas pelo público, ‘Yoda’ aparece em primeiro, com 61,2% de popularidade. Ele é seguido por “Alanzoka” (58,6%) “Fallen” (38,6%), “LevelUp 007” (34,6%) e “Nicks” (31,6%).


5 itens que todo gamer vai desejar ter

1- Fortrek OM-801 Mouse Gamer USB - https://amzn.to/2Wfo84n

2- Cartão League of Legends R$ 100 Reais - https://amzn.to/31KJVCd

3- Headset Gamer HyperX Cloud Silver - HX-HSCL-SR - https://amzn.to/2WaDGq9

4- FIFA 20 - Edição Padrão - PlayStation 4 - https://amzn.to/31M4CO2

5- Cadeira Gamer Dazz Prime - Windows - https://amzn.to/2N6c1m6

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, o SportBuzz pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Receba notícias do SportBuzz no WhatsApp! Para fazer parte do canal CLIQUE AQUI!