Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz

Filipe Toledo avança, Gabriel Medina vacila, e o campeão mundial será definido no Havaí, em dezembro

No feminino, Tati Weston-Webb se tornou a primeira brasileira a garantir vaga para as Olimpíadas de Tóquio

Guilherme Assumpção Publicado em 20/10/2019, às 17h02

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Gabriel Medina cometeu uma interferência e acabou eliminado - GettyImages
Gabriel Medina cometeu uma interferência e acabou eliminado - GettyImages

O título do Circuito Mundial de Surfe não será decidido em Portugal. Com a passagem de Filipe Toledo para as quartas de final da etapa, neste domingo, 20, o brasileiro Gabriel Medina não conseguiu garantir o tricampeonato nas areias de Peniche, além de ser eliminado nas oitavas de final por seu compatriota Caio Ibelli.

Com um mar muito pequeno e complicado para os surfistas, as notas das baterias foram muito baixas e qualquer vacilo poderia ser fatal. Foi o que aconteceu com Medina. O atleta vinha liderando a quinta bateria das oitavas de final, mas um descuido fez com que o brasileiro fosse derrotado. Sem perceber que não tinha a prioridade da onda, Gabriel remou junto com Ibelli e acabou atrapalhando o adversário. Com isso, os juízes interpretaram a atitude de Medina como uma interferência e o brasileiro acabou perdendo a segunda nota que tinha.

Com apenas uma onda no somatório, Gabriel não conseguiu impedir a derrota e foi eliminado da etapa de Portugal. Já na terceira bateria das oitavas, Filipe Toledo entrou na água precisando avançar às quartas de final para adiar o título mundial. Com um leve sofrimento no início, Filipinho conseguiu se recuperar com uma nota 7.17 e tomou a liderança da bateria do australiano Wade Carmichael. Após avançar para a próxima fase, Filipe adiou a decisão do Circuito Mundial para o Havaí, que acontece a partir do dia 8 de dezembro.

No campeonato feminino, Tatiana Weston-Webb foi a primeira surfista brasileira a garantir sua vaga para as Olimpíadas de Tóquio 2020. A atleta criada no Havaí afirmou estar muito feliz com a oportunidade de representar o Brasil.

Criada no Havaí, Tati Weston-Webb segue viva na etapa de Peniche, Portugal (Crédito: GettyImages)

“Estou muito feliz com a minha classificação. Para mim é uma honra representar o nosso país. É muito estranho se classificar para uma Olimpíada no surfe. Não sei como vai ser a emoção quando chegar lá. Estou ainda digerindo o que está acontecendo. Estou sem palavras”, comemorou Tati, em entrevista para a WSL.

A disputa pelas vagas olímpicas segue acirrada no masculino. Gabriel Medina, Filipe Toledo e Ítalo Ferreira brigam por duas vagas e tudo será decidido no Havaí, em dezembro. Um deles ficará de fora da primeira vez do Surfe nas Olimpíadas.