Sportbuzz
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram Sportbuzz
Outros Esportes » SURFE!

Etapa decisiva do Circuito Mundial de Surfe começa com boas ondas e brasileiros classificados

Ítalo Ferreira, Gabriel Medina e Filipe Toledo estão na briga pelo título mundial de 2019 e por duas vagas olímpicas

Guilherme Assumpção Publicado em 10/12/2019, às 17h55

Pipeline é o palco da decisão do Circuito Mundial de Surfe
Pipeline é o palco da decisão do Circuito Mundial de Surfe - GettyImages

A etapa final do Circuito Mundial de Surfe teve início nesta terça-feira, 10. O evento acontece em Pipeline, no Havaí, e será decisivo para conhecermos o campeão mundial de 2019. Cinco surfistas seguem na disputa do campeonato e três deles são brasileiros. Ítalo Ferreira, Gabriel Medina e Filipe Toledo brigam pelo título mundial e por duas vagas para as Olímpiadas de Tóquio 2020.

O evento começou com poucas ondas e com somatórios muito baixos. Na segunda bateria do dia, Kolohe Andino, candidato ao título, entrou na água e garantiu sua passagem para o terceiro round. O americano despachou o compatriota Griffin Colapinto e o brasileiro Jadson André. Kolohe somou 7.27 (2.27 + 5.00) em cinco ondas surfadas.

Na sequência, foi a vez de Filipe Toledo estrear na competição decisiva. Sem muitas dificuldades, o brasileiro dominou a bateria e também se classificou para a próxima fase. Com um somatório de 11.93 (5.83 + 6.10), Filipinho superou Deivid Silva e Ricardo Christie, da Nova Zelândia.

Outro candidato ao título entrou na água na quarta bateria do dia. Jordy Smith, da África do Sul, conseguiu se classificar para o terceiro round, mas o desempenho não foi tão bom. O surfista ficou em segundo lugar na disputa, perdendo para o brasileiro Peterson Crisanto.

Cinco surfistas ainda brigam pelo título mundial de 2019 (Crédito: GettyImages)

 

Nesta primeira fase, os dois melhores surfistas de cada bateria avançam diretamente para o round três e, por isso, Jordy garantiu sua vaga. O último surfista de cada bateria tem mais uma chance de continuar na competição através da repescagem.

Na sexta bateria, Gabriel Medina encarou o compatriota Willian Cardoso, o Panda, e o local Imaikalani deVault. E como de costume, não deu chance aos adversários. Com um ritmo muito intenso desde o início da bateria, Gabriel conseguiu achar ótimas ondas e teve um somatório de 17.30 (8.50 + 8.80). Assim, o bicampeão mundial sobrou na bateria e avançou ao round três.

Ítalo Ferreira foi o último dos candidatos ao título mundial a entrar na água. Michael Rodrigues e Billy Kemper foram os rivais do brasileiro na bateria. Com um início de bateria bem devagar, as ondas pareciam não ajudar Ítalo. Os surfistas não conseguiam achar as ondas e tiveram muita dificuldade. No entanto, faltando 12 minutos para o final da bateria, o líder do ranking mundial achou boa esquerda e emendou um aéreo após o tubo surfado.

Billy Kemper também conseguiu surfar boa onda e somou 9.40 ao seu somatório. Após a onda, o surfista local se encontrou na bateria e assumiu a liderança. Dessa maneira, Ítalo ficou em segundo lugar com um somatório de 10.67 (4.50 + 6.17) e se classificou para o terceiro round.

Confira os cenários possíveis para o título mundial:

Se Ítalo vencer em Pipe, ele é campeão mundial;

Se Ítalo ficar em 2º em Pipe, Gabriel ou Filipe têm que vencer a etapa para levar o título mundial;

Se Ítalo ficar em 3º, Gabriel precisa ficar em 2º; ou Filipe ou Jordy têm que vencer para ser campeão mundial;

Se Ítalo ficar em 5º, Gabriel precisa ficar em 3º; ou Filipe em 2º; ou Jordy em 1º para ser campeão mundial;

Se Ítalo ficar em 9º, Gabriel precisa ficar em 5º; ou Filipe em 3º; ou Jordy em 2º; ou Kolohe em 1º para ser campeão mundial.

Se o Ítalo ficar em 17º ou 33º, Gabriel ou Filipe vão precisar terminar em 9º; ou Jordy em 5º; ou Kolohe em 2º para ser campeão mundial.


5 itens que todo surfista precisa ter

1- Prancha de Surfe Taruga softboard 7.6 - https://amzn.to/2Wgv6pH

2- Parafina Bullys Cool - Água Fria - https://amzn.to/2BFqgcp

3- Leash Taruga bodyboard amador 4 pés - https://amzn.to/2MKfIil

4- A História da Rip Curl: 50 Anos de Altas Ondas, Negócios Internacionais, Personagens Destemidos e a Busca Pela Onda Perfeita - https://amzn.to/2MNwvkM

5- Capa de Prancha - https://amzn.to/2MLjpUU

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e o SportBuzz pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

SportBuzz agora está no Telegram! Você quer ficar por dentro de todas as novidades do universo esportivo e dos seus atletas preferidos? Acesse https://t.me/sportbuzzbr e não dê mais nenhuma bola fora com o seu time do coração!