Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz

Etapa decisiva do Circuito Mundial de Surfe começa com boas ondas e brasileiros classificados

Ítalo Ferreira, Gabriel Medina e Filipe Toledo estão na briga pelo título mundial de 2019 e por duas vagas olímpicas

Guilherme Assumpção Publicado em 10/12/2019, às 17h55

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Pipeline é o palco da decisão do Circuito Mundial de Surfe - GettyImages
Pipeline é o palco da decisão do Circuito Mundial de Surfe - GettyImages

A etapa final do Circuito Mundial de Surfe teve início nesta terça-feira, 10. O evento acontece em Pipeline, no Havaí, e será decisivo para conhecermos o campeão mundial de 2019. Cinco surfistas seguem na disputa do campeonato e três deles são brasileiros. Ítalo Ferreira, Gabriel Medina e Filipe Toledo brigam pelo título mundial e por duas vagas para as Olímpiadas de Tóquio 2020.

O evento começou com poucas ondas e com somatórios muito baixos. Na segunda bateria do dia, Kolohe Andino, candidato ao título, entrou na água e garantiu sua passagem para o terceiro round. O americano despachou o compatriota Griffin Colapinto e o brasileiro Jadson André. Kolohe somou 7.27 (2.27 + 5.00) em cinco ondas surfadas.

Na sequência, foi a vez de Filipe Toledo estrear na competição decisiva. Sem muitas dificuldades, o brasileiro dominou a bateria e também se classificou para a próxima fase. Com um somatório de 11.93 (5.83 + 6.10), Filipinho superou Deivid Silva e Ricardo Christie, da Nova Zelândia.

Outro candidato ao título entrou na água na quarta bateria do dia. Jordy Smith, da África do Sul, conseguiu se classificar para o terceiro round, mas o desempenho não foi tão bom. O surfista ficou em segundo lugar na disputa, perdendo para o brasileiro Peterson Crisanto.

Cinco surfistas ainda brigam pelo título mundial de 2019 (Crédito: GettyImages)

Nesta primeira fase, os dois melhores surfistas de cada bateria avançam diretamente para o round três e, por isso, Jordy garantiu sua vaga. O último surfista de cada bateria tem mais uma chance de continuar na competição através da repescagem.

Na sexta bateria, Gabriel Medina encarou o compatriota Willian Cardoso, o Panda, e o local Imaikalani deVault. E como de costume, não deu chance aos adversários. Com um ritmo muito intenso desde o início da bateria, Gabriel conseguiu achar ótimas ondas e teve um somatório de 17.30 (8.50 + 8.80). Assim, o bicampeão mundial sobrou na bateria e avançou ao round três.

Ítalo Ferreira foi o último dos candidatos ao título mundial a entrar na água. Michael Rodrigues e Billy Kemper foram os rivais do brasileiro na bateria. Com um início de bateria bem devagar, as ondas pareciam não ajudar Ítalo. Os surfistas não conseguiam achar as ondas e tiveram muita dificuldade. No entanto, faltando 12 minutos para o final da bateria, o líder do ranking mundial achou boa esquerda e emendou um aéreo após o tubo surfado.

Billy Kemper também conseguiu surfar boa onda e somou 9.40 ao seu somatório. Após a onda, o surfista local se encontrou na bateria e assumiu a liderança. Dessa maneira, Ítalo ficou em segundo lugar com um somatório de 10.67 (4.50 + 6.17) e se classificou para o terceiro round.

Confira os cenários possíveis para o título mundial:

Se Ítalo vencer em Pipe, ele é campeão mundial;

Se Ítalo ficar em 2º em Pipe, Gabriel ou Filipe têm que vencer a etapa para levar o título mundial;

Se Ítalo ficar em 3º, Gabriel precisa ficar em 2º; ou Filipe ou Jordy têm que vencer para ser campeão mundial;

Se Ítalo ficar em 5º, Gabriel precisa ficar em 3º; ou Filipe em 2º; ou Jordy em 1º para ser campeão mundial;

Se Ítalo ficar em 9º, Gabriel precisa ficar em 5º; ou Filipe em 3º; ou Jordy em 2º; ou Kolohe em 1º para ser campeão mundial.

Se o Ítalo ficar em 17º ou 33º, Gabriel ou Filipe vão precisar terminar em 9º; ou Jordy em 5º; ou Kolohe em 2º para ser campeão mundial.


5 itens que todo surfista precisa ter

1- Prancha de Surfe Taruga softboard 7.6 - https://amzn.to/2Wgv6pH

2- Parafina Bullys Cool - Água Fria - https://amzn.to/2BFqgcp

3- Leash Taruga bodyboard amador 4 pés - https://amzn.to/2MKfIil

4- A História da Rip Curl: 50 Anos de Altas Ondas, Negócios Internacionais, Personagens Destemidos e a Busca Pela Onda Perfeita - https://amzn.to/2MNwvkM

5- Capa de Prancha - https://amzn.to/2MLjpUU

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e o SportBuzz pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.