Sportbuzz
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram Sportbuzz
Outros Esportes » OLIMPÍADAS 2020

Esquenta Olimpíadas 2020: saiba tudo sobre o Polo Aquático!

Esporte faz parte dos Jogos Olímpicos desde a segunda edição, em 1900

Pedro Ungheria Publicado em 31/01/2020, às 12h17

Esporte aquático é uma das marcas principais dos jogos olímpicos
Esporte aquático é uma das marcas principais dos jogos olímpicos - GettyImages

Os Jogos Olímpicos de Tóquio estão cada vez mais próximos. Faltando um pouco menos de seis meses para a cerimônia de abertura, marcada para o dia 24 de julho, a expectativa para o maior evento esportivo do planeta cresce cada dia mais.

Com isso, o SportBuzz fará uma série de reportagens apresentando todas as modalidades que estarão no cronograma olímpico! 

A bola da vez é o Polo Aquático, esporte conhecido por fazer parte dos jogos desde a segunda edição, que aconteceu em 1900, em Paris, na França. 

O ESPORTE

Polo Aquático nos Jogos Olímpicos (GettyImages)

 

O polo aquático surgiu devido a grande expressividade que o handebol estava tendo no cenário esportivo no final do século 19. Após algumas modalidades adotarem suas versões aquáticas, a mesma começou a se esboçar e somente em 1888 o esporte foi ‘desenhado’ com o que mais se aproxima da atualidade, em questão de logísticas e formatos de jogo.

Regulamentado oficialmente em 1911, o esporte é administrado internacionalmente pela Federação Internacional de Natação.

Nos jogos olímpicos, a modalidade chegou em 1900, em Paris. Adjetivada como a primeira disputada por equipes a fazer parte do evento, somente os rapazes jogaram até o ano de 2000, quando a versão feminina foi incluída no quadro de modalidades.

As partidas são disputadas em uma piscina de 30m x 20m e 2m de profundidade (no feminino a área de jogo é reduzida para 25m x 20m) em quatro períodos de oito minutos, com o tempo interrompido sempre que o jogo esteja parado. Os gols têm 3m de largura x 90cm de altura. Cada equipe disputa as partidas com sete jogadores, mas dispõe de seis reservas.

A MODALIDADE EM TÓQUIO 2020

Polo Aquático nos Jogos Olímpicos (GettyImages)

 

Em Tóquio 2020, as disputas acontecerão a partir do dia 25 de julho e irão até o dia 04 de agosto, quando chega ao fim a fase de grupos do evento. A partir do dia seguinte, iniciam-se as fases eliminatórias, que durarão até o dia 09 de agosto, quando serão disputadas as finalíssimas, tanto dos homens, quanto das mulheres.

O local que será responsável por receber os confrontos e os atletas será o Tokyo Tatsumi International Swimming Center. Estima-se que 260 atletas, entre masculinos e femininos, passem pelo local neste intervalo de tempo.

A temática é bem simples, por mais que os rapazes tenham 12 equipes e as mulheres 10, a fase inicial é dividida em dois grupos e todos se enfrentam diretamente. As maiores pontuadoras se classificam para as eliminatórias, onde se enfrentam nas seguintes fases: quartas de final, semifinal e final, respectivamente.

O BRASIL NA MODALIDADE (vão disputar, brasileiros vencedores)

Polo Aquático nos Jogos Olímpicos (GettyImages)

 

A Seleção Brasileira não é muito tradicional da modalidade. Prova disso é o fato de que nossos representantes só atuaram juntos (masculino e feminino) na última edição, que foi no Rio de Janeiro. Até lá, apenas os homens haviam participado do maior evento poliesportivo do planeta.

Além desta, o time masculino chegou a disputar outras sete vezes, porém, em nenhuma delas conquistou a tão sonhada presença no pódio.

Para este ano, ambas as equipes disputarão o Pré-Olímpico para tentar carimbar o passaporte para a Terra do Sol Nascente. O holofote segue virado para os nossos representantes, afinal, o bronze nos jogos Pan-Americanos de Lima pode fazer com que a expressividade seja maior para nossos atletas nos dois torneios.

RETROSPECTO OLÍMPICO

Polo Aquático nos Jogos Olímpicos (GettyImages)

 

O retrospecto atual, visando as três últimas edições de Pequim, Londres e Rio de Janeiro, na versão masculina se tem certa diversidade, afinal, Hungria, Croácia e Sérvia foram os ouros, respectivamente.

Já o feminino apresenta superioridade dos Estados Unidos, que venceram as duas últimas edições. A diferença vem à tona em 2008, ano em que os Países Baixos conquistaram o ouro olímpico.

RECORDES MUNDIAIS

Polo Aquático nos Jogos Olímpicos (GettyImages)

 

Conhecida como a seleção mais difícil de enfrentar, a Hungria segue liderando o topo das medalhas olímpicas de ouro. A delegação só perde para o basquete dos Estados Unidos, que coleciona 14 ouros, enquanto os húngaros contam com nove ouros.

Ao todo, a equipe em questão tem em sua vasta bagagem um total de 15 medalhas, entre ouro, prata e bronze. Porém, nos últimos jogos, eles acabaram não mostrando tanta efetividade como fizeram nos anos que venceram por três vezes seguidas.

Os mais próximos dos húngaros, no quadro geral são os italianos, que contam com um total de 10 medalhas no total.

Porém, vale ressaltar que a supremacia da Hungria se restringe somente ao torneio masculino, afinal, desde 2000, nunca conquistaram medalhas de ouro no feminino. Modalidade a qual tem os Estados Unidos como maiores vencedores.  


7 produtos essenciais na hora da natação

1. Óculos X Vision Speedo Único: https://amzn.to/306PwDE

2. Touca Fish Cap Speedo Unissex Único: https://amzn.to/2QDHvmu

3. Power Fin: https://amzn.to/2QG0htx

4. Touca De Natação Adulto Fusion Pro Preta Nylon Arena: https://amzn.to/2FyUwrl

5. Pullbuoy Acqua Speedo: https://amzn.to/30e4JCX

6. Maillot Performance Speedo Mulheres: https://amzn.to/2R5edfv

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e o Sportbuzz pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página. 

 

Receba notícias do SportBuzz no WhatsApp! Para fazer parte do canal CLIQUE AQUI!