Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Outros Esportes / OLIMPÍADAS 2020

Esquenta Olimpíadas 2020: saiba tudo sobre o Nado Sincronizado!

A modalidade, que está no programa olímpico desde 1984, vem atraindo cada vez mais público pelas coreografias marcantes

Marcello Sapio Publicado em 27/01/2020, às 19h45 - Atualizado em 28/01/2020, às 11h05

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Saiba tudo sobre o nado sincronizado - Getty Images
Saiba tudo sobre o nado sincronizado - Getty Images

Os Jogos Olímpicos de Tóquio estão cada vez mais próximos. Faltando um pouco menos de seis meses para a cerimônia de abertura, marcada para o dia 24 de julho, a expectativa para o maior evento esportivo do planeta cresce cada dia mais.

Com isso, o SportBuzz fará uma série de reportagens apresentando todas as modalidades que estarão no cronograma olímpico! Todas as segundas e sextas-feiras, até o começo dos Jogos, iremos apresentar uma modalidade diferente.

A modalidade que estreia a série é a do Nado Artístico, popularmente chamado de Nado Sincronizado.

O ESPORTE

O nado artístico consiste em atletas (equipes ou duplas) fazendo apresentações coreográficas dentro da água. A modalidade mescla conceitos da ginástica rítmica, dança esportiva e natação.

Os esportistas executam movimentos de forma sincronizada, seja na água ou fora dela (no começo da apresentação).

Durante a dança, que é sempre acompanhada de uma música escolhida pela comissão técnica da equipe, é comum terem saltos, mergulhos e coreografias que requerem alta flexibilidade.

A modalidade está desde 1984 no programa olímpico, passando por algumas mudanças desde então, como as categorias de disputa, por exemplo.

Equipe do Brasil no Pan de Lima, em 2019 (Crédito: Getty Images)

A MODALIDADE EM TÓQUIO 2020

As competições aquáticas marcarão quase todos os dias dos Jogos Olímpicos, porém, o nado sincronizado acontecerá apenas na última semana das Olimpíadas, do dia 3 a 8 de agosto (com exceção do dia 6).

Nesta edição das Olimpíadas, as categorias que estão no programa são: disputa por equipes e a por duplas. Por enquanto, a modalidade só abrange o sexo feminino.

Entre os dias 3 e 5, terá a disputa do nado por duplas, sendo o dia 5 a grande final. Já o de equipes - categoria mais nobre do nado sincronizado - está marcado para os dias 7 e 8 de agosto; a final será no dia 8.

Todas as modalidades aquáticas serão disputadas no Centro Aquático de Tóquio, que tem capacidade para 15 mil pessoas.

Centro Aquático de Tóquio (Crédito: Getty Images)

O BRASIL NA MODALIDADE

O Brasil não tem um grande histórico no nado sincronizado, quando falamos à nível Olímpico ou em Mundiais.

No último campeonato Mundial, que foi realizado na Coréia do Sul, em julho de 2019, a Seleção Brasileira terminou em 8º lugar, com uma apresentação que correu o mundo por fazer referências aos "Vingadores", grupo de heróis que virou sucesso de bilheteria.

Já no Pan-Americano de Lima, que também foi disputado em 2019, o Brasil teve uma posição melhor, o 4º lugar, mas não conseguiu pegar medalhas.

Por enquanto, o país não assegurou nenhuma vaga para Tóquio 2020, nas duas categorias. A única "esperança" que resta ao Brasil de garantir o lugar na modalidade será pelo Pré-Olímpico.

Ambas as categorias serão disputadas em Tóquio, no próprio Parque Aquático. Por equipes, os países lutam pelas três vagas restantes. Já na por duplas, ainda restam sete vagas.

Vale lembrar que os classificados na por equipes automaticamente garantem vaga na de duplas. Porém, se ele já tiver a vaga, passará para o próximo país melhor colocado.

Equipe do Brasil no Pan de Lima, em 2019 (Crédito: Getty Images)

RETROSPECTO OLÍMPICO

Desde 1984 no Programa Olímpico, com nove edições disputadas, a Rússia é, com certa folga, a maior vencedora da modalidade em Olimpíadas.

Ao todo, foram dez medalhas, sendo as dez de ouro. A equipe é a atual pentacampeã em ambas as categorias, exercendo uma hegemonia nos Jogos.

Logo atrás da poderosa Rússia, vem os Estados Unidos, com nove medalhas no total, sendo cinco de ouro, duas de prata e duas de bronze.

O Canadá também é considerado outra potência olímpica na modalidade, com oito medalhas, três ouros, quatro pratas e um bronze.

Outros países que já "medalharam" no nado sincronizado foram a China, Japão, Espanha e França.

Equipe da Rússia (Crédito: Getty Images)


7 produtos essenciais na hora da natação

1. Óculos X Vision Speedo Único: https://amzn.to/306PwDE

2. Touca Fish Cap Speedo Unissex Único: https://amzn.to/2QDHvmu

3. Power Fin: https://amzn.to/2QG0htx

4. Touca De Natação Adulto Fusion Pro Preta Nylon Arena: https://amzn.to/2FyUwrl

5. Pullbuoy Acqua Speedo: https://amzn.to/30e4JCX

6. Maillot Performance Speedo Mulheres: https://amzn.to/2R5edfv

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e o Sportbuzz pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.