Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Outros Esportes / OLIMPÍADAS 2020!

Esquenta Olimpíadas 2020: saiba tudo sobre o Atletismo Maratona!

Modalidade presente desde os Jogos Olímpicos da Era Moderna já conta com dois brasileiros classificados para Tóquio

Izabella Macedo Publicado em 28/02/2020, às 07h52

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Atletismo Maratona já conta com dois brasileiros classificados para os Jogos Olímpicos 2020! - Michael Appleton / Mayoral Photography Office
Atletismo Maratona já conta com dois brasileiros classificados para os Jogos Olímpicos 2020! - Michael Appleton / Mayoral Photography Office

Os Jogos Olímpicos de Tóquio estão cada vez mais próximos. Faltando pouco menos de seis meses para a cerimônia de abertura, marcada para o dia 24 de julho, a expectativa para o maior evento esportivo do planeta cresce a cada dia.

Com isso, o SportBuzz fará uma série de reportagens apresentando todas as modalidades que estarão no cronograma olímpico! 

O esporte da vez é o Atletismo Maratona, que estreou nas Olimpíadas no ano de 1896 em evento realizado em Atenas, Grécia.

O ESPORTE

Durante os tempos antigos, as notícias sobre vitórias nas guerras precisavam chegar de forma rápida nas cidades gregas. De acordo com a lenda, em 490 a.C. o soldado Fidípedes correu aproximadamente 40 km da Planície de Maratona até Atenas para levar a informação do triunfo grego.

A Maratona é uma corrida realizada normalmente em ruas, avenidas ou estradas. Nos Jogos Olímpicos ela está presente desde a era moderna, em 1896 e se encaixa na modalidade do Atletismo, que tem muitas outras vertentes.

De início, o percurso era de 40 km, mas em 1948, quando os Jogos Olímpicos foram sediados na Inglaterra, o percurso foi aumentado em 2,195 m, para que a família Real pudesse assistir a largada da prova sem sair do Palácio de Windsor e com isso, atualmente conta com 42,195 km no total.

Hoje em dias são várias as provas de Maratona espalhadas pelo mundo. A prova anual mais antiga acontece desde 1897, no Dia do Patriota, em Boston, nos Estados Unidos.

A MODALIDADE EM TÓQUIO

Neste ano, apesar dos Jogos estarem sendo disputados em Tóquio, as provas da Maratona acontecerão na cidade de Sapporo, ao norte do Japão.

Isso porque o Comitê Olímpico Internacional (COI) entendeu que mudando a cidade, os atletas estariam com sua saúde protegida, já que as temperaturas na cidade do norte são bem menores se comparadas às da capital nas datas dos Jogos.

Por conta do calor forte em Tóquio nesta época do ano, a maratona terá seu começo antecipado, começando às 6h da manhã (horário local). A programação inicial colocava a prova a partir das 7h. A temperatura na cidade pode chegar a 40ºC.

Sendo assim, as finais da maratona acontecem no dia 8 de agosto, das 6h às 9h15 para a prova Feminina e no dia 9 de agosto, das 6h às 8h45 para a prova Masculina.

O BRASIL NA MODALIDADE

No Brasil, a maratona ficou conhecida a partir da São Silvestre, realizada anualmente em São Paulo no dia 31 de dezembro. Além dela, as principais maratonas também acontecem em Curitiba, Porto Alegre e Rio de Janeiro.

O medalhista Olímpico brasileiro que ganhou notoriedade foi o ex-atleta Vanderlei Cordeiro de Lima, que conquistou o bronze em 2004 nas Olimpíadas de Atenas.

Para a maratona, apenas três atletas podem se classificar. Até o momento Daniel Chaves e Paulo Roberto estão com suas vagas garantidas para 2020 e uma ainda está em aberto.

ÚLTIMOS CAMPEÕES OLÍMPICOS

Pela Olimpíada de Pequim, em 2008, Samuel Wanjiru,do Quênia, ficou com o ouro depois de atingir o tempo de 2:06:32.

Já em Londres, 2012, Stephen Kiprotich, de Uganda, conseguiu o tempo de 2:08:01 e o ouro.

O campeão mais recente é o também queniano Eliud Kipchoge, na Rio 2016 com tempo de 2:08:44.

RECORDES

O detentor do atual recorde na modalidade é o queniano Eliud Kipchoge, que em 2018 atingiu o tempo de 2:01:39 em Berlim 2018. 

Antes dele, Dennis Kimetto, do Quênia, atingiu a marca de 2:2:57 em Berlim 2014.


5 eletrônicos para esportes que prometem facilitar a sua vida

1- Relógio Inteligente Mi Band 4 Xiaomi - https://amzn.to/326G0jZ

2- Câmera Hero 7 Black à Prova D’água 12MP 4K Wifi, GoPro - https://amzn.to/2VwxKY5

3- Fone de Ouvido Xiaomi Redmi Air Dots Com Bluetooth - https://amzn.to/325xcLo

4- Aparelho Abdominal Eletrico Músculo 6 Pack Ems Estimulador - https://amzn.to/2B2Vhq8

5- Cronômetro Digital Incoterm - https://amzn.to/2nyvmUc

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, o SportBuzz pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.