Sportbuzz
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram Sportbuzz
Outros Esportes » OLIMPÍADAS 2020

Esquenta Olimpíadas 2020: saiba tudo sobre a Marcha Atlética!

Dois brasileiros já estão classificados para participar da modalidade em Tóquio 2020

Damaris Andrade Publicado em 06/03/2020, às 10h00

Enquanto na modalidade masculina os atletas disputam os 20km e 50km, na feminina apenas os 20km são disputados
Enquanto na modalidade masculina os atletas disputam os 20km e 50km, na feminina apenas os 20km são disputados - Getty Images

Os Jogos Olímpicos de Tóquio estão cada vez mais próximos. Faltando poucos meses para a cerimônia de abertura, marcada para o dia 24 de julho, a expectativa para o maior evento esportivo do planeta cresce cada dia mais.

A modalidade é a oitava da série de reportagens que o SportBuzz preparou para apresentar todas as disputadas que serão realizadas nos Jogos do Japão

O ESPORTE

A curiosa modalidade do atletismo em que os participantes caminham “rebolando” é chamada de Marcha Atlética. Nela, os atletas precisam percorrer uma determinada distância com um dos pés sempre em contato com o solo. O passe deve ter início no calcanhar, primeiramente, e depois a perna que serve de apoio deve estar esticada.

Ela surgiu entre os séculos XVII e XIX, quando as pessoas tinham o costume de observar competições de caminhada. Foi somente nos Jogos Olímpicos de 1908, que aconteceu em Londres, na Inglaterra, que a modalidade foi oficializada na competição. 

Com as distâncias diferentes das atuais, somente os homens participavam, e os primeiros atleta a levar a medalha de ouro na Marcha Atlética foi o britânico George Larner.

Entretanto, a modalidade causou polêmica e foi cancelada nas próximas Olimpíadas. A Marcha Atlética só voltou nos Jogos de Amsterdã, em 1928. Atualmente, as distâncias são de 50km no masculino e 20km no feminino e masculino, e elas só entraram em vigor nas Olimpíadas de Melbourne, na Austrália, em 1956.

A MODALIDADE EM TÓQUIO 2020

O Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos divulgou em abril de 2019 que a Marcha Atlética de 20km na modalidade masculina iria abrir as competições de atletismo, no dia 31 de julho. Mas em dezembro, o COI mudou a data para os dias 6, 7, 8 e 9 de agosto.

Entretanto, tanto as provas de maratonas quanto as de marcha atlética acontecerão em Tóquio, e sim na cidade de Sapporo, que fica há 800km da cidade-sede. O Parque Odori de Sapporo é um espaço aberto com cerca de 7,8 hectares, e fica no centro da cidade.

O BRASIL NA MODALIDADE

Para os Jogos Olímpicos de Tóquio, dois atletas brasileiros já foram confirmados na modalidade: Caio Bonfim e Erica Rocha de Sena. Depois de nove anos sem participar da Copa Brasil Caixa de Marcha Atlética, Erica venceu a competição e garantiu a sua vaga para as Olimpíadas. Além disso, ela ficou em quarto lugar no Mundial de Doha, que aconteceu no Catar, que aconteceu entre setembro e outubro de 2019.


5 eletrônicos para esportes que prometem facilitar a sua vida

1- Relógio Inteligente Mi Band 4 Xiaomi - https://amzn.to/326G0jZ

2- Câmera Hero 7 Black à Prova D’água 12MP 4K Wifi, GoPro - https://amzn.to/2VwxKY5

3- Fone de Ouvido Xiaomi Redmi Air Dots Com Bluetooth - https://amzn.to/325xcLo

4- Aparelho Abdominal Eletrico Músculo 6 Pack Ems Estimulador - https://amzn.to/2B2Vhq8

5- Cronômetro Digital Incoterm - https://amzn.to/2nyvmUc

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, o SportBuzz pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Receba notícias do SportBuzz no WhatsApp! Para fazer parte do canal CLIQUE AQUI!