Sportbuzz
Outros Esportes / ENTREVISTA!

Revelação do Kart, Vinicius Ponce conta como começou e fala sobre projetos futuros dentro do automobilismo

Com apenas 18 anos, Vinicius já campeão brasileiro; confira sua trajetória!

Redação Publicado em 26/05/2021, às 14h00

Vini Ponce concedeu entrevista e falou sobre carreira no kart - Reprodução/Instagram Vini Ponce
Vini Ponce concedeu entrevista e falou sobre carreira no kart - Reprodução/Instagram Vini Ponce

Com apenas 18 anos, Vinicius Ponce tem feito sucesso no automobilismo e, em entrevista exclusiva ao SportBuzz, conta sobre como tudo começou, quando tinha apenas 10 anos.

“Meu pai sempre gostou muito de automobilismo e, até mesmo antes de eu nascer, ele era piloto de rali e já estava dentro do automobilismo e ele sempre me levava para andar e me incentivava. Eu comecei no indoor, na Planet Kart, e aí eu comecei a pegar gosto. Nós entramos em contato com um chefe de equipe, da parte profissional, comecei a fazer os treinos, migrei para o profissional e, foi isso, cheguei onde eu estou hoje”, falou.

Além disso, Vini conta como a experiência do pai o ajudou e como isso impactou na relação entre os dois.

"(Ele) me ajudou bastante porque ninguém quer mais o nosso bem do que o nosso próprio pai e ele sempre estava lá comigo, tentando me ajudar, de qualquer maneira. Ele me ajudou muito a evoluir dentro do esporte e fora também.Me aproximou muito mais dele”, contou.

Apesar de toda a preparação de um atleta, a pandemia do novo coronavírus acabou pegando a todos de surpresa e impactou todas as áreas da sociedade, e com o esporte não foi diferente. Vinicius comentou sobre como foi passar por esse período sem poder correr e treinar.

"Com o vírus, nós tivemos que adaptar nossas vidas. A academia fechou, então tive que fazer em casa alguns exercícios que são próprios para o Kart, para braço, pescoço e corrida que o Kart exige. No começo foi bem complicado de me adaptar, mas, aos poucos, foi melhorando.", pontuou o corredor.

Campeão Brasileiro, Paulista, da FIA Americas Awards e campeão brasileiro de Super Kart (3x), Vini tem sua prateleira repleta de troféus e premiações. Em entrevista, o jovem corredor contou sobre qual foi o mais memorável e também falou sobre os ensinamentos das derrotas.

"Eu vejo que, todas as corridas que eu tive, as que eu ganhei e as que eu não ganhei, todas foram boas para a minha evolução, sempre procurei tirar coisas boas delas, por mais que eu errasse, eu ia aprender. Mas hoje eu vejo que o Brasileiro, sem dúvidas, foi a melhor corrida de todas. Foi uma semana inexplicável e, se eu te contar, não dá para entender o que se passa dentro de um capacete de um piloto quando ganha uma corrida.", falou.

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Vini Ponce (@viniponce7)

 

"Tiveram muitas corridas que eu aprendi muito, mas uma delas que me marcou muito foi em Interlagos, na chuva. Eu era muito novo ainda e foi bem difícil, porque na chuva muda bastante e é bem complicado, fiquei muito triste. Eu tive a oportunidade de conversar com o chefe de equipe, que é o Waltinho Travaglini, que correu junto com o Ayrton Senna, e ele me contou uma história em que o Senna perdeu uma corrida na chuva, ficou muito bravo e toda vez que chovia ele ia para a pista e aprendeu a andar. Ele me contou essa história e eu aprendi muito com isso.", completou.

Como automobilista e amante da velocidade, Vinicius também tem seus ídolos e referências.

"Hoje eu me inspiro muito no Hamilton. É um cara que eu me vejo muito parecido com ele. Ele é muito esforçado, sempre procura melhorar, demonstra ser uma pessoa super humilde, gente boa, carismática. Então, sem dúvidas, hoje ele é o que eu me inspiro mais.", revelou o jovem corredor.

Além disso, o corredor falou sobre a possibilidade de chegar à Fórmula 1 e traçou objetivos futuros.

"Eu penso bastante em fazer a trajetória para chegar na Stock Car, acredito que seja a categoria mais acessível. Então vou procurar ficar mais alguns anos no Kart e procurar patrocínios para poder migrar para o carro.", revelou Vinicius.

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Vini Ponce (@viniponce7)

 

"Todos os pilotos que correm hoje querem chegar na Fórmula 1. Infelizmente é muito difícil. Tem muito piloto bom que acaba parando no meio do caminho por conta de dinheiro, porém é uma coisa que eu quero, sonho em um dia estar na Fórmula 1, mas é complicado.", completou.

O piloto também falou sobre sua relação de idolatria com Ayrton Senna, sobre a readaptação no esporte após a pandemia e muito mais. Confira a entrevista na íntegra:

 

Receba notícias do SportBuzz no WhatsApp! Para fazer parte do canal CLIQUE AQUI!