Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Outros Esportes / LIGA UNIVERSITÁRIA!

Entenda o College Football: o Futebol Americano Universitário que revela os craques da NFL!

Só na primeira divisão da liga são mais de 130 franquias e 10 conferências

Raul Vitor Publicado em 14/01/2020, às 08h19

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
A LSU venceu a Clemson University na decisão da liga universitária de futebol americano - GettyImages
A LSU venceu a Clemson University na decisão da liga universitária de futebol americano - GettyImages

A temporada 2019/20 do Futebol Americano Universitário (College Football) terminou na última segunda-feira, 13. LSU Tigers (Louisiana State University) e Clemson Tigers (Clemson University South Carolina) foram protagonistas de um jogo eletrizante, que terminou com vitória da LSU por 42 a 25.

Por revelar os futuros astros da National Football League (NFL), o College é um dos esportes mais assistidos nos Estados Unidos. De acordo com o 2017 Year In Sports Media Report, da Nielsen, a NCAAF (Divisão I do Futebol Americano Universitário) ficou na quinta colocação no ranking de audiência esportiva da TV norte-americana.

Mas por que o College Football é tão visado pelos estadunidenses? Quais as principais diferenças entre a organização da NFL e da liga universitária? A SportBuzz vai responder essas e outras perguntas para que você, que pretende acompanhar o futebol americano com mais frequência, fique por dentro de tudo.

O Super Bowl LIV está chegando e os jogadores mais badalados, aqueles que fazem diferença dentro dos gramados, passaram pela liga universitária. O primeiro ponto que se deve notar no College, que difere da NFL, é a organização.

A liga profissional de futebol americano é dividida em apenas duas conferecias, a AFC (American Football Conference) e NFC (National Football Conference), sem subdivisões capazes de rebaixar e acrescentar novas equipes á liga profissional.

Então, fazendo um paralelo com o futebol brasileiro, não existe Série B na NFL. Porém, como o número de universidades é abundantemente superior ao número de equipes da liga principal, no College existe mais de uma divisão. No entanto, aqui vamos tratar apenas da divisão principal, que possui 130 franquias.

Essas equipes da liga principa se dividem em 10 conferências, onde cada time compete entre si, em sua respectiva divisão, durante a temporada. Porém, como são muitos times, não são todas as divisões que, de fato, vingam. Ao todo, cinco, das dez conferências, são mais concorridas e rebem o nome especial de Power Conferences. São elas: SEC, BIG10, BIG12, ACC, PAC 12.

A disputa das equipes dentro das conferências é similar aos confrontos da NFL, porém, quando se trata de pós temporada, o cenário se transforma. Na liga profissional se classificam os líderes divisionais e os chamados Wild Cards, que correm por fora dos primeiros colocados, mas que entram numa zona de repescagem.

Na primeira divisão do College Football, especialistas de futebol americano formam um comitê, que decide quais são as 25 melhores equipes da liga, conforme o calendário e o desempenho que tiveram ao longo da temporada.

As quatro primeiras equipes colocadas disputarão as semifinais em dois dos seis principais Bowls, que revezam entre si, ao longo dos anos, para sediar o evento. Sim, existem muitos Bowls na liga universitária.

Os mais fracos acontecem no início de dezembro e o nível vai aumentando até a virada do ano. Mas por que existem tantos Bowls?

No início do século XX, os Estados Unidos promovia uma campanha de ocupação das terras menos povoadas e, para tornar atrativo e estimular a vinda de migrantes internos, criou-se um evento entorno da partida de futebol americano entre as universidades de Michigan e Stanford, o Rose Bowl.

A ideia deu certo e outros Estados norte-americanos aderiram a criação de um evento que fosse atraente a vinda de pessoas a região. Assim, surgiu o Orange Bowl, em Miami, o Sugar Bowl, em New Orleans, o Cotton Bowl, em Dallas, o Peach Bowl, em Atlanta e o Fiesta Bowl, em Fenix.

Não á toa, os Bowls são relacionados aos nomes dos principais produtos agrícolas de cada região - o que era outro fator atraente aos migrantes - e, esses cinco citados á cima, mais o Rose Bowl, são os principais: os New Years Six.

Todos os anos, dois dentre os seis principais Bowls da liga universitária são responsáveis por sediar o jogo dos quatro primeiros colocados dentre aquelas 25 equipes escolhidas pelos especialistas de futebol americano.

Os vencedores desses dois confrontos se enfrentam na grande final da liga universitária: o College Football Playoff National. Parece complicado, mas vale a pena entender.

Os jovens atletas, que estão no último ano de faculdade, jogam em alto nível nos Bowls finais. As partidas são uma vitrine para que as equipes da liga profissional despertem interesse pelos jogadores.

Falando na NFL, os últimos confrontos antes do Super Bowl LVI acontecerão no próximo final de semana. Tennessee Titans e Kansas City Chiefs se enfrentam no domingo, 19, ás 17:05 (Brasília). Enquanto o San Francisco 49ers duela contra o Green Bay Packers, no mesmo dia, ás 20:40.

Ver essa foto no Instagram

And then there were four. #NFLPlayoffs #WeReady

Uma publicação compartilhada por NFL (@nfl) em


5 itens de basquete para os amantes do esporte

1- Bola de Basquete Nike Dominate 8P Tamanho 7 - https://amzn.to/2JmU6Xs

2- Mini Tabela de Basquete Nba Los Angeles Lakers - https://amzn.to/2qG4UJr

3- Tênis Nike Air Zoom Generation Kings Rook Lebron James QS - https://amzn.to/2MJsAFo

4- Bolsa Fitness Fred Hard Basquete - https://amzn.to/36fzc6m

5- Testeira NBA Headband Nike - https://amzn.to/2BUvmSh

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, o SportBuzz pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.