Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Outros Esportes / JOGOS PARALÍMPICOS

Em ano de Jogos Paralímpicos, CT Paralímpico receberá mais de 200 eventos

Centro de Treinamento Paralímpico abrigará eventos nacionais e internacionais e receberá as fases de treinamento para os Jogos de Tóquio

Mariana Millan Publicado em 09/01/2020, às 15h19

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Centro de Treinamento Paralímpico abrigará eventos nacionais e internacionais - Getty Images
Centro de Treinamento Paralímpico abrigará eventos nacionais e internacionais - Getty Images

O Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, receberá mais de 200 eventos de 17 modalidades em 2020.

Esta é uma previsão inicial, dado que muitos eventos são confirmados no decorrer do ano pelas confederações que atuam no paradesporto. As atividades do CT Paralímpico retornaram nesta terça-feira, 7, e os centros de referências, que reunem alguns dos brasileiros mais bem colocados no ranking mundial em suas respectivas provas, de atletismo, halterofilismo, natação e tênis de mesa, e a Seleção Brasileira de rúgbi em cadeira de rodas utilizam as estruturas para treinamentos e avaliações.

“A infraestrutura que o CT Paralímpico oferece para a preparação dos atletas e equipes que disputarão os Jogos Paralímpicos é de extrema importância, uma vez que toda a nossa infraestrutura chega muito próximo do que eles encontrarão nos Jogos”, disse o diretor técnico do CPB, Alberto Martins.

A primeira competição desta temporada na casa do movimento paralímpico será o Campeonato Internacional de Parabadminton na primeira quinzena de fevereiro, de 7 a 17. Ao todo, são esperadas 300 pessoas. O calendário esportivo contará com disputas importantes para a classificação dos atletas brasileiros para os Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020.

O Open Internacional Loterias Caixa de Atletismo e Natação, em março, é uma das competições chanceladas para obtenção do índice mínimo, das respectivas modalidades, estabelecido pelo Departamento Técnico do CPB. Em abril, o CT Paralímpico recebe a quarta (e última) etapa regional do Circuito Brasil Loterias Caixa. Até lá, a competição terá percorrido outras três cidades em suas fases regionais: Brasília e Vitória, ambas em fevereiro, e Recife (março). Os melhores garantem vaga nas Nacionais, a partir do mês de maio, sempre no CT Paralímpico.

Além deles, o CT também receberá as Seleções para a preparação brasileira para os Jogos Paralímpicos de Tóquio. Além das competições, o complexo receberá a delegação brasileira que disputará os Jogos Paralímpicos de Tóquio para a última etapa de treinos, em julho, antes de embarcar para o Japão.

“Voltei aos treinos aqui no CT Paralímpico muito focado para fazer uma excelente preparação para correr melhor e mais rápido”, comentou o velocista Vinicius Rodrigues, medalhista de bronze nos 100m T63 no Mundial de atletismo em Dubai.

O CT Paralímpico também sediará o Camping Escolar Paralímpico, em janeiro e julho, as Paralimpíadas Universitárias, em julho, e as etapas nacionais do Circuito Brasil Loterias Caixa a partir de abril.

O Comitê Paralímpico Brasileiro é o responsável pela gestão do Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, desde que se saiu vencedor da concorrência pública realizada pelo Governo do Estado de São Paulo para administração da instalação pelo período de cinco anos, a contar de outubro de 2017, renováveis por mais cinco anos.