Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Outros Esportes / TÊNIS!

Efeitos dos incêndios: Ar ruim na Austrália faz atleta passar mal e desistir de duelo

Esportistas relatam dificuldade em respirar e treinos chegam a ser fechados pela má qualidade do ar

Izabella Macedo Publicado em 14/01/2020, às 17h13

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Incêndios na Austrália causam cancelamento de treinos e mal estar nos atletas - GettyImages
Incêndios na Austrália causam cancelamento de treinos e mal estar nos atletas - GettyImages

O Aberto da Austrália é o primeiro Grand Slam de tênis de 2020. O evento tem tudo para ser um sucesso e fazer com que os atletas comecem a temporada com boas atuações. No entanto, não é isso que vem acontecendo. Por conta dos incêncios que assolam a Austrália, a cidade de Melbourne registra uma péssima qualidade do ar, o que vem afetando também os tenistas que participam da competição.

Na última segunda-feira, 13, a organização do evento teve que vetar os treinos na quadra do complexo Melbourne Park, por conta do ar ruim. Nesta terça-feira, o mesmo caso voltou a causar problemas. Segundo o site Globo Esporte, alguns atletas até chegaram a passar mal. Foi o caso da eslovena Dalila Jakupovic, que até precisou desistir da partida em que estava ganhando por conta da dificuldade em respirar.

Até mesmo a ex-número 1 do mundo, Maria Sharapova, teve que interromper um jogo-exibição que acontecia no subúrbio contra Laura Siegemund por conta da má qualidade do ar.

"Estava muito ruim. Nunca vivenciei algo assim e eu fiquei com muito medo. Eu fiquei com medo de desmaiar. Por isso fui ao chão. Não conseguia mais andar. Nunca tive asma na minha vida. Não é justo porque não é saudável para nós", comentou Jakupovic.

Nas imagens, a atleta aparece passando mal e indo ao chão e depois, saindo de quadra.

No caso de Maria Sharapova, os jogadores tomaram a decisão de parar de forma conjunta. No momento da paralização, Sharapova perdia para alemã Laura Siegemund por 7/6 e 5/5.

Em outra partida, o tenista Bernard Tomic, reclamou que não estava conseguindo puxar o ar para dentro e pediu atendimento médico. Quando o especialista foi atendê-lo, afirmou que mais pessoas estavam se queixando do mesmo motivo. 

A tenista Elina Svitolina publicou um gráfico que mostra que a qualidade do ar é muito ruim e pediu que alguma atitude seja tomada antes que algo grave aconteça.

"Por que precisamos esperar algo ruim acontecer para tomar uma atitude?", escreveu.

Os maiores nomes do tênis estão concentrados na Austrália para o Grand Slam e juntos estão se mobilizando para ajudar a combater os incêndios. No último domingo, 12, a Associação de Tenistas Profissionais (ATP) informou que os atletas masculinos doaram cerca de R$ 2,06 milhões.


5 eletrônicos para esportes que prometem facilitar a sua vida

1- Relógio Inteligente Mi Band 4 Xiaomi - https://amzn.to/326G0jZ

2- Câmera Hero 7 Black à Prova D’água 12MP 4K Wifi, GoPro - https://amzn.to/2VwxKY5

3- Fone de Ouvido Xiaomi Redmi Air Dots Com Bluetooth - https://amzn.to/325xcLo

4- Aparelho Abdominal Eletrico Músculo 6 Pack Ems Estimulador - https://amzn.to/2B2Vhq8

5- Cronômetro Digital Incoterm - https://amzn.to/2nyvmUc

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, o SportBuzz pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.