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Outros Esportes / BIOGRAFIA!

Do destaque na Fórmula 1 aos programas de TV! Conheça a trajetória de Tarso Marques

Piloto brasileiro obteve grande participação nas mais variadas categorias do automobilismo

Redação Publicado em 22/03/2021, às 16h45

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Tarso Marques fez grande história no automobilismo - GettyImages
Tarso Marques fez grande história no automobilismo - GettyImages

Nascido no dia 19 de janeiro de 1976, Tarso Anibal Santanna Marques, mais conhecido como Tarso Marques, é um automobilista brasileiro que coleciona passagens por importantes categorias da modalidade.

Natural de Curitiba, Paraná, Tarso Marques passou a se destacar no automobilismo no ano de 1992. Com a vitória conquistada na F-Chevrolet, o piloto se tornou o mais jovem a conquistar o troféu de uma corrida na categoria.

Com o passar dos anos, Tarso Marques foi colhendo frutos na carreira. Três anos depois, o brasileiro venceu mais uma corrida. Desta vez, o triunfo veio na F-3000, em Portugal, no circuito do Estoril.

Após vencer a corrida, Tarso Marques foi convidado para realizar um teste na equipe Minardi, que integrava o grid da Fórmula 1. Com o convite aceito, o piloto não demorou para estrear na tão famosa categoria.

Tarso Marques é um automobilista de destaque no cenário nacional (Crédito: Reprodução / Instagram)

No ano de 1996, Tarso Marques fez sua primeira corrida a bordo de um Fórmula 1. No GP do Brasil, o piloto teve a oportunidade de sentir a experiência de estar presente na maior categoria de carros do mundo.

No entanto, a passagem de Tarso Marques pela F1 durou pouco tempo. Ao todo, o piloto disputou 24 GPs e não conquistou nenhum ponto ao longo das temporadas. Já no ano de 2001, o brasileiro ficou sem equipe na categoria e se despediu da Fórmula 1.

Após a despedida, Tarso Marques decidiu se arriscar na Stock Car. No ano de 2006, o piloto ingressou na equipe Terra Avallon, vencendo a etapa do Rio de Janeiro no mesmo ano. Na temporada seguinte, o brasileiro ainda conquistou a etapa de Campo Grande.

Depois do destaque obtido nas pistas, Tarso Marques passou a criar uma relação de intimidade com a televisão. No ano de 2012, o piloto participou do reality show “Amazônia”, da Record TV. No ano seguinte, o brasileiro se tornou colaborador do programa “Auto Esporte”, da TV Globo.

Após as participações em programas de TV, Tarso Marques ganhou enorme destaque ao entrar para a equipe do “Lata Velha”, quadro do programa “Caldeirão do Huck”, da TV Globo. Responsável pelo reparo nos carros, o piloto se tornou peça importante da atração.

Já no ano de 2021, Tarso Marques se viu no meio de um drama pessoal. Após testar positivo para o coronavírus, o piloto apresentou quadro assintomático nos primeiros dias. Porém, a situação se complicou e o brasileiro teve que ser intubado para sanar os efeitos do vírus.

Depois de longa recuperação, Tarso Marques se recuperou da doença, mas seguiu sentindo os efeitos colaterais causados pelo vírus. Com 85% do pulmão comprometido, o piloto logo iniciou a fisioterapia para sanar os problemas.

Em entrevista para a Revista Caras, Tarso Marques falou sofre a recuperação da doença, além de analisar os efeitos da pandemia na vida dos atletas.

“É péssimo. É pior do que para um trabalhador convencional. Lógico, o trabalhador tem o risco, fica sem receber, mas é uma coisa que o mundo inteiro está passando. No caso do atleta, é pior porque se o atleta pega (o vírus), por exemplo na Fórmula 1, ele vai ficar fora de uma, provavelmente mais de uma corrida”, iniciou Tarso.

“E eu não sei se vou voltar na minha forma física. E em um esporte de alto nível se você perde uma ou duas etapas eles colocam outro no seu lugar. No caso do atleta olímpico, é uma chance a cada quatro anos. Se ele perde a oportunidade, talvez não tenha outra. Além do risco de nunca mais voltar à forma física”, completou.

“Estou debilitado, extremamente com sobrepeso, aumentei mais de 10 quilos por conta do remédio. São vários efeitos, não só na respiração, mas tem vários efeitos colaterais. É uma doença que está todo mundo aprendendo”, concluiu Tarso.