Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Outros Esportes / FÓRMULA 1

Consultor da RBR diz que Honda permanecerá na Fórmula 1 até 2025

Honda continuará produzindo motores da RBR até a temporada de 2025; fornecedora havia anunciado saída da Fórmula 1

Redação Publicado em 28/01/2022, às 12h04

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Consultor da RBR diz que Honda permanecerá na Fórmula 1 até 2025 - GettyImages
Consultor da RBR diz que Honda permanecerá na Fórmula 1 até 2025 - GettyImages

Após anunciar a saída da Fórmula 1 ao término da última temporada, a Honda continuará fabricando os motores da RBR até 2025. Visando o regulamento da categoria de 2026, a equipe confirmou a extensão da parceria que existe desde 2019. A escuderia é a atual vice-campeã do mundial de construtores.

“Encontramos uma solução completamente diferente daquela originalmente prevista. Os motores serão fabricados no Japão até 2025 e não tocaremos esse projeto, o que é importante para 2026 porque chegaremos lá praticamente como novatos”, disse Helmut Marko, consultor da RBR, em entrevista à revista Autorevue.

Canal SportBuzz

A Honda retornou de vez para a categoria em 2015, em parceira com a McLaren. A fabricante passou a fornecer motores para a STR (AlphaTauri) em 2018, antecedendo a dupla com a RBR. Ao todo, a montadora teve 15 vitórias com Max Verstappen, além do título mundial, uma com Sergio Pérez e uma com Pierre Gasly.

Em 2020, a Honda havia anunciado sua saída da Fórmula 1, mas seguiria dando suporte à dupla RBR e AlphaTauri na temporada de 2022. Marko contou que o sucesso da Red Bull fez a fornecedora voltar atrás da decisão. A equipe austríaca contrato cerca de 50 profissionais da Mercedes para desenvolver o seu próprio motor.

“É uma grande vantagem para nós. Isso significa que só precisaremos fazer ajustes finos e calibrações. Um certo repensar ocorreu entre os japoneses com nosso sucesso, e que eles também poderiam usar o conhecimento para sua adaptação à eletrificação”, disse Marko.

RBR seguirá com motor Honda até 2025
RBR seguirá com motor Honda até 2025 (Crédito: GettyImages)

Estreia da temporada de 2022

A Fórmula 1 confirmou na quarta-feira, 26, as datas para a pré-temporada de 2022. Os dois eventos que antecedem o ano competitivo da categoria serão disputados em fevereiro e março. O Circuito da Catalunha, em Barcelona, receberá o primeiro fim de semana (23 a 25 de fevereiro), enquanto o Circuito de Sakhir, no Bahrein (10 a 12 de março), encerrará a fase preparatória.

O primeiro fim de semana de treinos não será exibido em tempo real, e a categoria divulgará apenas os melhores tempos para o público. Já no segundo evento preparatório, contará com a presença de público e terá cobertura ao vivo. O calendário da temporada de 2022 da Fórmula 1 estreia no dia 20 de março, com o GP do Bahrein, e contará com 23 etapas.