Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Outros Esportes / FUTEBOL AMERICANO

Conheça o Mapa FABR: a casa da estatística do futebol americano!

No Brasil, a casa dos dados tem um nome: o perfil do Instagram e em outras plataformas, Mapa FABR, que traz todas as informações do futebol americano

Redação Publicado em 08/06/2022, às 21h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Conheça o Mapa FABR! - Divulgação
Conheça o Mapa FABR! - Divulgação

As estatísticas são parte fundamental para o futebol americano. Por meio delas, times são construídos, jogadores conseguem contratos e jornalistas usam e abusam para construir seus textos sobre o esporte da bola oval. E, no Brasil, a casa dos dados tem um nome: o perfil do Instagram e em outras plataformas, Mapa FABR.

O nome por trás de tudo isso é o bibliotecário Filipe Junio, que teve a ideia de iniciar essa jornada há quatro anos, quando era responsável pela comunicação do América Locomotiva, de Belo Horizonte. Conheça o Mapa FABR: a casa da estatística do futebol americano no Brasil. que traz todas as informações para os amantes do esporte!

CANAL - SPORTBUZZ:

“Eu comecei a trabalhar com algumas estatísticas do próprio Locomotiva. Comecei a compilar os pontuadores, escrever sobre a história do time, refiz a página do clube no Wikipédia e ali comecei a evoluir algumas coisas. Depois comecei a aprofundar mais e entrei na antiga página FABR Network, que já não existe mais. Ela tinha uma pegada muito parecida com o que é o Mapa FABR”, afirmou.

“Mas a ideia era fazer só uma coisa simples. Depois eu comecei a estender para tudo. Peguei os pontuadores de todos os campeonatos do país de 2009 para cá e criei essa base. Infelizmente, não é tão precisa, porque muitos jogos não foram bem documentados, não tem publicações ou vídeos. Aí fica impossível recuperar essa história”, completa.

A LIGA BFA!

Em função das fortes chuvas que atingem os estados de Santa Catarina e Pernambuco, a Liga Brasileira de Futebol Americano (Liga BFA) decidiu adiar a primeira rodada da competição que aconteceria neste final de semana. Dessa forma, o retorno do torneio nacional será no próximo dia 11 de junho, a partir das 14h.