Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz

Confira o cenário da NFL às vésperas dos playoffs

A temporada regular da NFL está chegando em sua reta final e agora as franquias passam a ter uma melhor projeção sobre a disputa ou não dos playoffs

Gabriel Soria Publicado em 24/12/2021, às 13h27

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
NFL chega à reta final da temporada regular - Getty Images
NFL chega à reta final da temporada regular - Getty Images

Para os amantes de NFL, o final do ano também simboliza a reta final da temporada regular da maior liga de futebol americano do mundo. Após isso, a chegada dos playoffs é responsável por eletrizar as noites de sábados, domingos e segundas-feiras de janeiro a fevereiro.

Com o Super Bowl marcado para o dia 13 de fevereiro de 2022, as franquias se preparam para que o mais alto e intenso nível de performance seja demonstrado durante toda a segunda metade do mês de janeiro.

Vamos começar entendendo o calendário. O Wild Card, primeira fase dos playoffs, acontece entre os dias 15 e 17 de janeiro. Uma semana depois, vêm as semifinais das conferências, que acontecem nos dias 22 e 23. Depois de mais uma semana, as finais de conferência serão os centro das atenções no dia 30.



Mas quais são e como as equipes se classificam?

Ao longo de 18 semanas, as franquias disputam entre si e, ao final da temporada regular, as equipes com melhores desempenhos durante a temporada vão aos playoffs. Como a liga é dividida em duas conferências (AFC e NFC) e essas conferências são segmentadas em quatro divisões (Norte, Sul, Leste e Oeste), assim também é feita a definição dos classificados.

No geral, seis equipes de cada conferência se classificam para o Wild Card, enquanto a melhor franquia de cada conferência vai direto para o Divisional Round, que é uma espécie de quartas de finais.

Com isso, entre as seis equipes restantes, a melhor segunda colocada de cada conferência enfrenta o pior primeiro colocado e então, daí sai o adversário da franquia considerada a melhor da conferência.

Atualmente, quem está se classificando?

Segundo a classificação atual, levando em conta os resultados até o dia 24/12, pela Conferência Nacional (NFC) as franquias que disputariam os playoffs seriam: Green Bay Packers, Dallas Cowboys, Tampa Bay Buccaneers, Arizona Cardinals, Los Angeles Rams, São Francisco 49ers e Minnesota Vikings.

Green Bay Packers têm a melhor campanha dentre todos os times da NFL -Getty Images

Por outro lado, na Conferência Americana (AFC) as franquias que vão se classificando são: Kansas City Chiefs, Tennessee Titans, New England Patriots, Cincinnati Bengals, Indianapolis Colts, Los Angeles Chargers e Buffalo Bills.