Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Outros Esportes / FÓRMULA 1!

Confira cenário da Fórmula 1 para última corrida da temporada

Com Lewis Hamilton e Max Verstappen empatados na primeira colocação, o GP de Abu Dhabi vai definir o grande campeão da temporada

Gabriel Soria Publicado em 10/12/2021, às 18h10

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Lewis Hamilton e Max Verstappen estão empatados na primeira colocação e decidem título em Abu Dhabi - Getty Images
Lewis Hamilton e Max Verstappen estão empatados na primeira colocação e decidem título em Abu Dhabi - Getty Images

No próximo domingo, 12, Lewis Hamilton e Max Verstappen definem quem será o campeão da Fórmula 1 nesta temporada. Empatados na primeira colocação, ambos os corredores têm esta corrida como decisiva para definir quem estará no lugar mais alto da classificação.

Diferente das últimas temporadas, onde Lewis Hamilton ganhou com certa folga, este ano tem sido marcado por grande equilíbrio entre os principais pilotos de automobilismo de todo o mundo.

Nesse ano, o holandês Max Verstappen chegou a liderar o campeonato durante algumas corridas, mas viu seu principal rival crescer nos momentos decisivos, encostando nele na classificação logo na reta final.

Sem ter vencido o título mundial nenhuma vez, Max busca bater o principal piloto desta geração. Lewis Hamilton, heptacampeão mundial, não parece estar satisfeito com suas conquistas e busca ainda mais. 


Canal - SportBuzz


Na classificação, ambos os pilotos acumulam 369.5 pontos e os resultados da última corrida definem o grande campeão. Como ambos têm a mesma pontuação, existe a possibilidade de acabarem o campeonato ainda empatados, caso os pilotos tenham que sair por alguma batida ou ambos terminem abaixo da décima colocação.

Nesse caso, o campeão será definido pelo critério de desempate, no qual Verstappen leva vantagem por ter uma vitória a mais em relação ao seu adversário (9 a 8). Além disso, ainda existe a possibilidade do holandês sair campeão, mesmo que Hamilton chegue à frente.

Confira o cenário geral da corrida

Na Fórmula 1, as posições entre a primeira e a décima rendem aos pilotos pontuações diferentes. Quanto maior a posição, maior a pontuação. Nesse caso, quem chegar à frente acaba como com o título. Exceto por um acontecimento específico.

Fórmula 1 será definida neste domingo, 12, podendo ter Hamilton ou Verstappen como campeões - Getty Images

Caso Hamilton chegue à frente de Verstappen em qualquer uma dessas 10 primeiras posições, o título estará assegurado, exceto caso os pilotos cheguem em 9º e 10º colocados, respectivamente, com Verstappen fazendo a volta mais rápida da corrida. Nesse cenário, o inglês faria dois pontos e o holandês faria um ponto, mais o ponto de bonificação de volta mais rápida.