Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Outros Esportes / ESPECIAL!

Confira alguns recordes conquistados por atletas negros na história do esporte mundial

Lutando contra o racismo, muitas personalidades se destacaram em suas modalidades

Redação Publicado em 03/06/2020, às 15h56

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Pelé, Biles e Hamilton são alguns dos exemplos - GettyImages / Instagram / GettyImages
Pelé, Biles e Hamilton são alguns dos exemplos - GettyImages / Instagram / GettyImages

O esporte mundial é conhecido pelo alto poder de disputa e pela tentativa da quebra de recordes alcançados ao longo da história. Diversos atletas atingiram níveis espetaculares nas mais variadas modalidades e as novas gerações seguem na busca por um lugar entre os principais destaques de cada esporte.

Alguns recordes especiais seguem nas mãos de ícones da história que já se aposentaram há um longo período. Porém, alguns jovens destaques aparecem como novos detentores das marcas mais desafiadoras de cada modalidade.

Um detalhe em especial e que se alia ao período em que vivemos é que a maioria dos recordes de cada esporte está sob o domínio de atletas negros, que conquistaram grande notoriedade ao longo da caminhada e que possuem alta importância na quebra destas marcas, mas principalmente, na luta contra o racismo.

Campanha contra o racismo (Crédito: GettyImages {Hamilton, Biles e Pelé} / Instagram {Anderson Silva e Imagem de fundo preto})

Recentemente, vimos casos que chocaram o mundo não só do esporte, mas da sociedade como um todo. Os assassinatos do garoto João Pedro, de apenas 14 anos, em uma comunidade do Rio de Janeiro, e a morte do segurança George Floyd, nos Estados Unidos, motivaram uma linda campanha nas redes sociais contra este preconceito tão comum.

Ambas as mortes tiveram participação policial e fizeram com que diversos protestos nas ruas e na web movimentassem esta luta diária pelo fim do racismo no Brasil e no mundo.

Pensando nisso, o SportBuzz decidiu listar grandes atletas negros que são detentores de recordes em determinadas modalidades e que se destacaram ao longo da história do esporte mundial. Confira!

SIMONE BILES – GINÁSTICA ARTÍSTICA

Nascida no dia 14 de março de 1997, a americana Simone Biles é um dos grandes exemplos da quebra de barreiras que existem no esporte e na sociedade contra a população negra. Com apenas 23 anos de idade, a ginasta artística já colocou seu nome na história da modalidade.

Além da questão racial, Simone também superou problemas relacionados ao machismo dentro do esporte. Demonstrando toda sua habilidade e competência, a americana conseguiu se tornar a maior medalhista em mundiais na história da Ginástica Artística.

O feito aconteceu no Mundial de Stuttgart, na Alemanha, no ano de 2019, quando Biles ultrapassou o bielorrusso Vitaly Scherbo ao levar a 25ª medalha para casa. Ao todo, a atleta coleciona 19 medalhas de ouro, três pratas e três bronzes.

Para se colocar entre as maiores atletas da história, Simone Biles ainda conquistou o mundo em sua primeira Olimpíada disputada no Rio de Janeiro no ano de 2016. A ginasta subiu ao pódio em cinco oportunidades e ocupou o lugar mais alto em quatro vezes com as conquistas no salto, no solo, no individual geral e na competição por equipes.

Simone Biles é recordista em Mundiais (Crédito: GettyImages)

LEWIS HAMILTON – PILOTO

Lewis Hamilton nasceu no dia 7 de janeiro de 1985 na cidade de Stevenage, no sul da Inglaterra. Seu amor pela corrida começou em 1991, quando seu pai comprou um carro de controle remoto e o piloto logo demonstrou todo seu talento com as mãos no volante.

Os números de Hamilton ao longo de sua passagem na Fórmula 1 são espetaculares e apesar de não ser dono de todos os recordes da categoria, tudo indica que o futuro será esplendoroso para o piloto inglês.

Isto porque, Lewis já coleciona seis títulos da Fórmula 1 e está apenas uma conquista atrás do alemão Michael Schumacher, que tem sete. O número de vitórias também está muito próximo. Enquanto Schumi detém 91 triunfos, Hamilton já tem 84.

Mesmo sem dominar a categoria, Hamilton já é o recordista no número de pole positions. O atleta largou na primeira posição em 87 oportunidades e destronou grandes nomes da Fórmula 1 como Ayrton Senna, seu maior ídolo, Schumacher, Alain Prost, entre outros.

Além disso, Hamilton é o único piloto a vencer pelo menos uma vez em cada uma das temporadas em que correu na F1.

Hamilton é hexacampeão mundial (Crédito: GettyImages)

PELÉ – JOGADOR DE FUTEBOL

Edson Arantes do Nascimento, mais conhecido como Pelé, é considerado o maior jogador da história do futebol por toda sua trajetória, dribles, gols e por seu legado deixado para o esporte. O mineiro de Três Corações surgiu no futebol com 15 anos, no Santos.

Até os dias de hoje, algumas marcas conquistadas por Pelé no futebol ainda não foram alcançadas e é muito difícil imaginar que algum atleta possa superar os números do Rei. Maior artilheiro da história do Santos e do esporte mundial, o ídolo tem conquistas ainda mais impressionantes com a camisa da Seleção Brasileira.

Ao todo, são quatro recordes alcançados por Pelé que duram até hoje. O Rei foi o jogador mais novo a se tornar campeão da Copa do Mundo com apenas 17 anos. O feito foi conquistado no Mundial da Suécia no ano de 1958 com a vitória sobre os donos da casa por 5 a 2 na grande final do torneio. Além disso, Pelé marcou dois gols na decisão.

Ver essa foto no Instagram

#blackouttuesday

Uma publicação compartilhada por Pelé (@pele) em

Outra marca alcançada pelo ex-jogador é a de maior artilheiro da história da Seleção Brasileira. Aposentado desde 1977, Pelé anotou 77 gols e não foi superado por grandes nomes do esporte brasileiro como Zico, Ronaldo, Romário, entre outros.

Talvez o recorde mais difícil de ser batido seja o de maior vencedor de Copas do Mundo. Pelé é o único atleta na história que conquistou três títulos do torneio mais importante do mundo. As conquistas vieram em 1958, em 1962 e em 1970.

Ainda na Copa do Mundo de 1958, Pelé se tornou o jogador mais jovem a marcar três gols na história da competição. Com 17 anos e 244 dias, o Rei alcançou o feito na goleada contra a França no dia 24 de junho.

Esta marca do hat-trick foi só a primeira de todas as vezes que o ídolo anotou três gols em um mesmo jogo. Assim, o brasileiro também é o detentor do maior número de hat-trick marcados na história com 92 vezes.

Pelé coleciona recordes em sua carreira (Crédito: GettyImages)

ANDERSON SILVA – LUTADOR

Nascido no dia 14 de abril de 1975, o lutador Anderson Silva é mais um brasileiro com grande importância na história do MMA e do esporte mundial. Com números impressionantes ao longo de sua passagem pelo UFC, o Spider é considerado por muitos como o maior lutador da história da organização.

Muito deste pensamento passa pelas conquistas e recordes alcançados durante sua carreira. Campeão do peso médio por muito tempo, Anderson Silva está longe dos octógonos desde maio do ano passado, quando foi derrotado por Jared Cannonier.

Mesmo com a ausência nas lutas, Anderson segue sendo detentor de grandes recordes na história do UFC. O brasileiro possui o recorde do maior número de vitórias consecutivas na organização. Ao todo, são 16 triunfos seguidos conquistados entre os anos de 2006 e 2012.

Mais um feito do lutador está ligado maior período como campeão de uma categoria. De 2006 até 2013, Anderson Silva teve o cinturão do peso médio em sua cintura e permaneceu 2.457 dias como campeão do UFC.

O atleta ainda é o dono do recorde mais lutas principais na história do UFC. Com 19 eventos, Anderson superou a lenda do esporte Randy Couture, que tem 18. Este feito foi alcançado em fevereiro de 2019.

Para finalizar os recordes do Spider, uma marca em especial é dividida com o brasileiro Thiago Marreta. Anderson é um dos mais vitoriosos por nocaute na organização. Das 17 vitórias que conquistou, 11 foram nocauteando os adversários.

Anderson Silva marcou seu nome na história do UFC (Crédito: Instagram)

MICHAEL JORDAN - JOGADOR DE BASQUETE

Nascido no dia 17 de fevereiro de 1963, Michael Jordan é um ícone do basquete mundial por toda sua contribuição ao esporte e pelos resultados alcançados ao longo de sua carreira. Com inúmeros recordes batidos, o americano segue sendo o principal atleta da história do esporte.

Uma das principais marcas de Jordan é referente aos títulos. O astro da NBA conseguiu conquistar dois tricampeonatos consecutivos com o Chicago Bulls. O feito foi registrado nas temporadas 1991-1993 e 1996-1998.

Outro feito de Michael Jordan é o maior número de média de pontos na carreira. O americano é o único atleta com média superior aos 30 pontos por partida durante sua trajetória. Além disso, também possui a marca de maior média de pontos nos playoffs, com 33.4 pontos.

A lista dos recordes de Michael Jordan é infinita, mas uma em especial se destaca. O craque é o maior pontuador em uma partida de playoff na história da NBA. No ano de 1986, o americano alcançou a marca de 63 pontos em um jogo diante do Boston Celtics.

Seis vezes campeão da NBA, cinco vezes MVP, 14 vezes All-Star e 21 aparições combinadas em equipes All-NBA e All-Defense são alguns dos outros feitos de Jordan.

Michael Jordan está na história da NBA (Crédito: GettyImages)

A lista trouxe grandes nomes mundiais e que deixaram suas marcas para o legado do esporte. Cada um com sua importância, é fundamental relembrar que todos os atletas negros enfrentaram diversas dificuldades ao longo da história por conta do preconceito instaurado na sociedade.

Mas o mais importante é saber que a luta e a busca por um mundo com menos racismo e preconceitos em geral podem e devem estar no cotidiano das pessoas. Assim, podemos construir um futuro melhor para as novas gerações não só do esporte, mas de toda a sociedade.

Como diz a música “Obstinado”, dos cantores Filipe Ret, Delacruz e Djonga, que retrata a luta dos negros contra o preconceito, “a única diferença para esses caras brancos, não é o tamanho da vitória, e sim o tamanho da luta”.

VIDAS NEGRAS IMPORTAM!