Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Outros Esportes / FÓRMULA 1

Com Brasil, Fórmula 1 confirma corridas classificatórias em 2022

Após sucesso na temporada passada, Grande Prêmio de São Paulo receberá novamente a corrida classificatória; sprint conta com mudança no sistema de pontuação

Redação Publicado em 14/02/2022, às 20h05

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Com Brasil, Fórmula 1 confirma corridas classificatórias em 2022 - GettyImages
Com Brasil, Fórmula 1 confirma corridas classificatórias em 2022 - GettyImages

Após testes na temporada passada, a Fórmula 1 vai repetir as corridas classificatórias no campeonato mundial de 2022. Nesta segunda-feira, 14, a categoria confirmou três sprints para este ano, incluindo o GP de São Paulo. Com o sucesso em 2021, o Brasil terá novamente a disputa em novembro. Os GPs da Emilia-Romagna (Imola), em abril, e Áustria, julho, também farão parte das etapas especiais.

Desta vez com mudanças na pontuação, a categoria definiu que os oito primeiros colocados na Sprint vão pontuar no esquema de oito a um (do vencedor até o oitavo colocado). Em 2021, apenas os três primeiros eram recompensados na corrida de 100 km, que dura ente 25 e 30 minutos. Disputadas nos sábados, elas definem o grid de largada da etapa.

Canal - SportBuzz:

Além da mudança na pontuação, a pole position não será definida da mesma forma. Ao invés do vencedor da Sprint, o primeiro lugar na largada da prova principal será o piloto com melhor classificação no treino de sábado, que também define as posições da corrida curta.

“Com o reconhecimento de todos que o formato trouxe benefícios positivos, três etapas sprint foram propostas para 2022, reconhecendo isso como um número sensato diante das pressões já existentes para esta temporada, com a introdução de grandes mudanças nos regulamentos”, informou a categoria em comunicado.

Sprint Race do GP de São Paulo, em 2021
Sprint Race do GP de São Paulo, em 2021 (Crédito: GettyImages)

A Fórmula 1 confirmou as datas para a pré-temporada de 2022. Os dois eventos que antecedem o ano competitivo da categoria serão disputados em fevereiro e março. O Circuito da Catalunha, em Barcelona, receberá o primeiro fim de semana (23 a 25 de fevereiro), enquanto o Circuito de Sakhir, no Bahrein (10 a 12 de março), encerrará a fase preparatória. 

O primeiro fim de semana de treinos não será exibido em tempo real, e a categoria divulgará apenas os melhores tempos para o público. Já no segundo evento preparatório, contará com a presença de público e terá cobertura ao vivo. O calendário da temporada de 2022 da Fórmula 1 estreia no dia 20 de março, com o GP do Bahrein, e contará com 23 etapas.