Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Outros Esportes / ESPECIAL - SURFE!

Circuito Mundial de Surfe: saiba todos os detalhes da nova temporada!

Neste sábado, 29, Circuito Mundial de Surfe dá início em mais uma disputa e já conta com grandes nomes na briga pelo título; brasileiros são destaques!

Guilherme Assumpção Publicado em 28/01/2022, às 15h39

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Circuito Mundial de Surfe e os candidatos ao título - GettyImages (Arte: SportBuzz)
Circuito Mundial de Surfe e os candidatos ao título - GettyImages (Arte: SportBuzz)

Neste sábado, 29, o Circuito Mundial de Surfe estreia sua nova temporada nas tradicionais ondas de Pipeline, no Havaí. Pela primeira vez, a famosa praia recebe a etapa inaugural do torneio e promete agitar os amantes pelo esporte radical. Com boas chances para os brasileiros, o evento inicia a disputa pelo tão sonhado troféu de campeão do mundo.

Com chamada marcada para as 14h (horário de Brasília), a WSL promete fazer de tudo para esquentar o clima nas ondas. Por isso, a organização deve colocar os surfistas na água apenas em condições muito especiais. Caso contrário, o início do Mundial de Surfe pode ser adiado para os próximos dias da semana.

CANAL - SPORTBUZZ:

Pensando em agitar os amantes pelo surfe, o SportBuzz preparou um especial para contar todos os detalhes de mais uma temporada do Circuito Mundial de Surfe. Com muitos brasileiros na disputa, o torneio começa com alguns desfalques importantes e mudanças no calendário em relação ao último ano. Confira!

ETAPAS!

Em Pipeline, o Mundial de Surfe dá início à disputa pelo título. Num total de dez etapas antes da grande final, a competição vai ter pela primeira vez um corte no meio da temporada. Após a realização dos cinco primeiros eventos, a WSL vai eliminar 12 atletas na categoria masculina e seis na feminina para seguir com a disputa.

Logo depois do corte, o Circuito Mundial de Surfe vai ser retomado com 24 participantes no masculino e apenas 12 no feminino. Dessa forma, os atletas vão disputar mais cinco etapas programadas do calendário. Após a realização do décimo evento, os cinco melhores surfistas nas duas categorias avançam para a grande decisão.

Vale destacar que o formato da final é o mesmo da última temporada. Com apenas cinco candidatos na disputa, os homens e as mulheres se arriscam nas ondas de Trestles, na Califórnia, para buscar o tão sonhado título mundial. No último ano, Carissa Moore (29) e Gabriel Medina (28) levantaram o troféu.

PRIMEIRA ETAPA!

Bateria 1: Jordy Smith (AFR), Ezekiel Lau (HAV), Owen Wright (AUS)
Bateria 2: Griffin Colapinto (EUA), Liam O´Brien (AUS), Matthew McGillivray (AFR)
Bateria 3: Morgan Cibilic (AUS), Connor O´Leary (AUS), Caio Ibelli (BRA)
Bateria 4: Conner Coffin (EUA), Jake Marshall (EUA), Barron Mamiya (HAV)
Bateria 5: Italo Ferreira (BRA), Callum Robson (AUS), Miguel Tudela (PER)
Bateria 6: Filipe Toledo (BRA), Samuel Pupo (BRA), Ivan Florence (HAV)
Bateria 7: Kanoa Igarashi (JPN), Seth Moniz (HAV), Carlos Munoz (CRI)
Bateria 8: Frederico Morais (PRT), Miguel Pupo (BRA), Jackson Baker (AUS)
Bateria 9: John John Florence (HAV), Jadson André (BRA), João Chianca (BRA)
Bateria 10: Jack Robinson (AUS), Kelly Slater (EUA), Lucca Mesinas (PER)
Bateria 11: Kolohe Andino (EUA), Ethan Ewing (AUS), Imaikalani Devault (HAV)
Bateria 12: Leonardo Fioravanti (ITA), Deivid Silva (BRA), Nat Young (EUA)

FEMININO!

Bateria 1: Sally Fitzgibbons (AUS), Courtney Conlogue (EUA), Molly Pickum (AUS)
Bateria 2: Tatiana Weston-Webb (BRA), Gabriela Bryan (HAV), Malia Manuel (HAV)
Bateria 3: Carissa Moore (HAV), Brisa Hennessy (CRI), Moana Jones Wong (HAV)
Bateria 4: Johanne Defay (FRA), Isabella Nichols (AUS), Luana Silva (HAV)
Bateria 5: Stephanie Gilmore (AUS), Tyler Wright (AUS), India Robinson (AUS)
Bateria 6: Caroline Marks (EUA), Lakey Peterson (EUA), Bettylou Sakura Johnson (HAV)

CANDIDATOS!

No masculino, a briga pelo título mundial deve ficar entre Italo Ferreira (27), Filipe Toledo (26) e John John Florence (29). Além deles, Gabriel Medina é outro forte candidato, mas precisa definir o futuro da carreira. Vale lembrar que o tricampeão mundial desistiu da primeira etapa para cuidar de uma lesão no quadril e de sua saúde mental.

Mesmo ficando de fora de algumas etapas no início deste ano, Gabriel Medina segue com chances de título. Caso retorne antes do final dos primeiros cinco eventos, o brasileiro vai ter que ter ótimos resultados, mas nada que seja impossível para o maior talento do Circuito Mundial de Surfe.

De qualquer forma, os brasileiros seguem com ótimas chances de título. Italo Ferreira – campeão olímpico – e Filipe Toledo – atual vice-campeão mundial – são os principais candidatos ao tão sonhado troféu. Também na briga, John John Florence precisa ficar longe das lesões para ter alguma chance na temporada.

Como candidatos a surpresas, Conner Coffin, Imaikalani deVault, Kanoa Igarashi e Morgan Cibilic despontam como as possíveis zebras do Circuito Mundial de Surfe. Além deles, Owen Wright, Jordy Smith e Kolohe Andino prometem dar bastante trabalho em ondas grandes do calendário de 2022.

Carissa Moore e Gabriel Medina com a taça da WSL
Circuito Mundial de Surfe de 2021 foi conquistado por Carissa Moore e Gabriel Medina (Crédito: GettyImages)

Já no feminino, Carissa Moore é a grande e única favorita ao título mundial. Com inúmeros troféus na prateleira, a surfista é o maior talento da categoria e deve voltar ao topo caso mantenha a boa forma e a motivação. Vale citar que a atleta já levantou o caneco na última temporada do Circuito.

Também na briga no feminino, o Brasil vai ser representado por Tatiana Weston-Webb (25), que ficou com o vice-campeonato mundial no último ano. Mais experiente e confiante, a brasileira promete ir com tudo nas disputas para conquistar o primeiro título para o país na categoria. Além dela, Sally Fitzgibbons e Stephanie Gilmore são outras candidatas de destaque.

Tatiana Weston-Webb sorri após sair do mar
Circuito Mundial de Surfe conta com o talento de Tatiana Weston-Webb (Crédito: GettyImages)

OS BRASILEIROS!

No masculino, o Brasil vai ser representado por nove atletas. Veja a lista: Gabriel Medina, Italo Ferreira, Filipe Toledo, Deivid Silva, Yago Dora, João Chumbinho (estreante), Jadson André, Miguel Pupo e Samuel Pupo (estreante). Neste primeiro evento, Caio Ibelli é um dos substitutos. Já no feminino, Tati Weston-Webb é a única representante do país.