Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Outros Esportes / CERIMONIA DE ABERTURA!

Cerimônia de Abertura dos Jogos Paralímpicos de Tóquio; confira tudo o que aconteceu no primeiro evento das paralimpíadas

Depois dos Jogos Olímpicos, nesta terça-feira, 24, começam os Jogos Paralímpicos de Tóquio

Redação Publicado em 24/08/2021, às 10h48

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cerimônia de Abertura dos Jogos Paralímpicos de Tóquio - Getty Images
Cerimônia de Abertura dos Jogos Paralímpicos de Tóquio - Getty Images

Nesta terça-feira, 24, se iniciaram oficialmente os Jogos Paralímpicos de Tóquio. Os jogos acontecem durante as próximas duas semanas e tem seu encerramento programado para o dia 5 de setembro.

Na última edição dos jogos, em 2016, a China foi soberana e conquistou incríveis 239 medalhas no total, sendo 107 delas de ouro, 81 de prata e 53 de bronze. O Brasil aproveitou que estava disputando dentro de casa e terminou em 8º na colocação geral, com 14 ouros, 29 pratas e 29 bronzes.

Entrada das delegações

Com algumas delegações incompletas, os países fizeram a tão conhecida entrada no Estádio Olímpico de Tóquio. O Japão, como anfitrião, foi o país que encerrou a entrada das delegações com grande parte dos seus atletas.

O Brasil só entrou com dois atletas. Evelyn Oliveira, da bocha, e Petrúcio Ferreira, atleta paralímpico mais rápido do mundo, foram os porta-bandeiras que representaram os brasileiros.

Apresentações

Já com os atletas dentro do estádio foi feita uma apresentação com artistas deficientes e outros não. Com roupas alegóricas e algumas fantasias, foi feito um verdadeiro espetáculo que ficará marcado na história.

Discurso

Além da presidente do Comitê Organizador dos Jogos de Tóquio, Seiko Hashimoto, que deu as boas vindas e falou sobre os problemas que a pandemia da Covid-19, o presidente do Comitê Paralímpico Internacional, Andrew Parsons, que é brasileiro, falou sobre o evento.

"Não acredito que realmente estamos aqui. Muito duvidaram que esse momento fosse chegar, mas graças aos esforços de todos, conseguimos entregar Jogos seguros para atletas, técnicos e para a sociedade japonesa", disse.

Às 10h10 da manhã, ou 22h10, no horário local, o Imperador japonês declarou oficialmente abertos os Jogos Paralímpicos de Tóquio.

Pira paralímpica

Para finalizar a cerimônia, se acendeu a pira olímpica. Os responsáveis por fazer queimar a chama olímpica no Estádio Olímpico de Tóquio foram Yui Kamiji, do tênis sobre cadeira de rodas, Shunsuke Uchida, da bocha, e Karin Morisaki, do halterofilismo.

Para o Brasil, os Jogos começam já nesta terça-feira, 24, com a partida de Goalball, contra a Lituânia, às 21h.