Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Outros Esportes / OLIMPÍADAS - CERIMÔNIA DE ABERTURA

Cerimônia de abertura das Olimpíadas: saiba tudo o que rolou no pontapé dos Jogos!

Cerimônia de abertura das Olimpíadas aconteceu no Estádio Olímpico de Tóquio, e sem a presença do público

Redação Publicado em 23/07/2021, às 11h52

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Estádio Olímpico de Tóquio onde aconteceu a cerimônia de abertura das Olimpíadas - GettyImages
Estádio Olímpico de Tóquio onde aconteceu a cerimônia de abertura das Olimpíadas - GettyImages

Nesta sexta-feira, 23, às 8h (horário de Brasília), aconteceu a cerimônia de abertura das Olimpíadas, no Estádio Olímpico de Tóquio, e sem a presença do público, por conta dos protocolos em prevenção ao coronavírus.

A cerimônia começou com um segmento que representava a conexão que todos os atletas tiveram para se redescobrir durante o momento da pandemia, especialmente porque tiveram que lidar com o adiamento, e os treinamento em casa.

Por conta disso, também foi abordado o esforço do corpo dos atletas, a forma como o planejamento individual, e em grupo teve que mudar por conta do adiamento dos Jogos.

A partir daí, o imperador japonês Naruhito e o presidente do COI (Comitê Olímpico Internacional), ThomasBach entraram no estádio com as bandeiras do Japão, e da Olimpíadas para serem hasteadas. Os dois fizeram um discurso especial para a a abertura dos Jogos. 

Homenagem

A primeira apresentação na abertura foi em homenagem aos atletas que estão isolados se recuperando da contaminação pelo coronavírus. Além de lembrar das pessoas que já partiram, onde um minuto de silêncio foi respeitado.

Tradição japonesa e os aros

A segunda apresentação celebrou as tradições locais e os elementos culturais. Nela, os dançarinos estavam vestidos em homenagem aos bombeiros voluntários japoneses, uma tradição de séculos no país. 

Logo em seguida, os aros Olímpicos, feitos de maneira, foram levados para o centro do palco junto com algumas lanternas, outro ponto fundamental da cultura milenar do Japão, e com elas, os aros foram iluminados.

Entrada das delegações

Seguindo o momento mais tradicional da cerimônia, as delegações dos países começaram a entrar no Estádio Olímpico de Tóquio. Desta vez, as equipes vão entrar em ordem alfabética de acordo com o alfabeto japonês e a grafia na língua do país.

Dessa forma, como manda o figurino, a Grécia foi a primeira a entrar.

Pela segunda vez na história dos Jogos Olímpicos, o evento contou com um time de atletas refugiados.

Além deles, Argentina, Itália, Israel, Angola, e outras 14 delegações já fizeram sua entrada.

Os atletas da Rússia competirão pela bandeira e nome do Comitê Olímpico Russo. Vale lembrar que o país foi banido em 2020 por dois anos depois de repetidos casos de doping.

O desfile das delegações se encerrou com a presença do Japão. O Brasil, representado por Bruninho, do vôlei, e KetelynQuadros, do Judô. 

Ao fim do desfile, a cerimônia contou com o juramento dos atletas, onde prometem seguir os propósitos Olímpicos e fazer uma competição limpa e justa.

Tecnologia

Drones foram usados para fazer o símbolo das Olimpíadas de Tóquio, e um Globo de terrestre no céu. A trilha sonora utilizada foi Imagine, do John Lennon.

Em seguida, o presidente do COI, Thomas Bach, e a Presidente do Comitê Olímpico Japonês, Seiko Hashimoto falaram algumas palavras para abrir os jogos, abordando a dificuldade dos atletas em chegar até aqui, e em especial os refugiados que participam das Olimpíadas.

A chama Olímpica

Naomi Osaka foi escolhida para acender a pira olímpica na cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos (Crédito: Reprodução/TV Globo)

A tocha olímpica chegou ao Estádio Olímpico de Tóquio, e passou a ser revezada, em suas situações finais, até acender a pira olímpica. Durante o trajeto, ainda no estádio, a chama foi passada por atletas, ex-atletas, crianças, e enfermeiros.

A escolhida para acender a pira olímpica foi a tenista japones, Naomi Osaka.

Cerimônia encerrada! Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 oficialmente abertos!