Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Outros Esportes / OLIMPÍADAS

Campeão olímpico, Tom Daley faz apelo ao COI para excluir países que punam pessoas LGBTs com morte

Atleta britânico diz que pedido ao Comitê Olímpico Internacional é ‘sua missão pelos próximos’

Redação Publicado em 09/10/2021, às 12h05 - Atualizado às 12h06

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Campeão olímpico, Tom Daley faz apelo ao COI para excluir países que punam pessoas LGBTs com morte - GettyImages
Campeão olímpico, Tom Daley faz apelo ao COI para excluir países que punam pessoas LGBTs com morte - GettyImages

Medalhista olímpico dos saltos ornamentais, o britânico Tom Daley pediu para que o Comitê Olímpico Internacional (COI) exclua países que punem pessoas LGBTs por morte, como é o caso da Arábia Saudita, Afeganistão e Irã.

Em declaração reproduzida pelo site “Inside The Games”, o atleta, que é assumidamente gay e ativista da causa LGBT, fez o apelo para retirar estes países do movimento olímpico e destacou ‘sua missão pelos próximos’.

“Acho que é realmente importante tentar e criar a mudança em vez de apenas reforçar ou dar uma luz a essas coisas. Então quero tornar minha missão pelos próximos... bom, espero que antes das Olimpíadas de Paris, que os países que punem as pessoas LGBTs com a morte não sejam permitidos de competir nas Olimpíadas”, disse Daley, ao receber o prêmio esportivo do Attitude Awards. 

O atleta olímpico ainda comentou sobre o Catar, sede da próxima Copa do Mundo de futebol masculino, em 2022.

“Acho que não deveria ser permitido que um evento esportivo seja sediado em um país que criminaliza direitos humanos básicos. Então será minha missão mudar isso”, completou.

Dono de quatro medalhas olímpicas, Tom Daley conquistou: ouro (plataforma de 10m sincronizado) e bronze (plataforma 10m) na Tóquio 2020; bronze em Londres 2012 (plataforma 10m); e bronze na Rio 2016 (plataforma de 10m sincronizado).