Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Outros Esportes / NATAÇÃO

Campeão olímpico é reconhecido entre os invasores do Capitólio

Site identifica ex-nadador na invasão da sede do Congresso Americano em Washington, nos Estados Unidos

Redação Publicado em 12/01/2021, às 10h26 - Atualizado às 10h27

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Campeão olímpico é reconhecido entre os invasores do Capitólio - Reprodução/ Twitter
Campeão olímpico é reconhecido entre os invasores do Capitólio - Reprodução/ Twitter

O ex-nadador Klete Keller estava entre as pessoas que invadiram o Capitólio, prédio do Congresso dos Estados Unidos, na última quarta-feira, 06. Dono de cinco medalhas olímpicas, ele foi flagrado pela reportagem do site “Townhall” e reconhecido pelo site “Swin Swan”, especializado em natação, que confirmou com pelo menos uma dúzia de pessoas que o homem que vestia o casaco da seleção olímpica norte-americana era mesmo o ex-atleta.

Keller disputou os Jogos Olímpicos de Sydney (2000), Atenas (2004) e Pequim (2008) e conquistou cinco medalhas. Ele faturou o ouro com o revezamento 4x200m livre em 2004 e 2008, a medalha de prata na mesma prova em 2000, além de dois bronzes nos 400m em 2000 e 2004. O ex-nadador ainda tem cinco medalhas em Mundiais.

O nadador americano se aposentou aos 26 anos, após as Olimpíadas de 2008. Depois de  encerrar a carreira no esporte, ele enfrentou alguns problemas pessoais. Terminou o casamento e chegou a morar por quase um ano dentro de seu próprio carro.

Klete Keller, o primeiro à esquerda, no Mundial de Natação  de 2007 (Crédito: GettyImages)

Segundo a Swin Swan, Keller costumava fazer publicações em suas redes sociais defendendo o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que foram apagadas após o episódio no Capitólio, que deixou cinco pessoas mortas. A invasão ocorreu para tentar impedir a certificação do resultado da eleição presidencial, vencida pelo democrata Joe Biden. Trump, que orquestrou a invasão, contesta os resultados.

As imagens que apontam Keller entre os invasores foram divulgadas por um repórter do site conservador Townhall. De acordo com o Swim Swan, a polícia investiga se o homem alto e de jaqueta do comitê olímpico dos Estados Unidos é Keller, mas a identidade foi confirmada por diversos conhecidos do ex-nadador.

Até o momento, mais de 90 pessoas foram presas pela invasão ao Capitólio. Segundo o Washington Post, os invasores podem ser acusados de diversos crimes, incluindo conspiração, entrada ilegal, danos a propriedade federal e terrorismo.