Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz

Campeão! Gabriel Medina supera adversários e vence em Narrabeen!

Gabriel Medina fez uma final perfeita com aéreos para se tornar campeão do torneio de surfe

Redação Publicado em 20/04/2021, às 06h24

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Gabriel Medina saindo do mar depois de se tornar campeão - GettyImages
Gabriel Medina saindo do mar depois de se tornar campeão - GettyImages
Depois de ficar no "Quase" nas duas primeiras etapas do Circuito Mundial, quando caiu na decisão, GabrielMedina deu início a uma sequência de vitórias que tinham apenas um objetivo: o título, e ele veio. O surfista foi campeão da etapa de Narrabeen, na Austrália!
A disputa invadiu a madrugada desta terça-feira, 20, e aconteceu entre o brasileiro e o americano ConnerCoffin. Na final, Medina superou o adversário e levou o troféu para casa.
Com a vitória, GabrielMedina dá um importante passo para chegar na liderança do ranking, até porque, o bicampeão mundial já havia garantido o topo da lista ao se classificar para as quartas de final.
Nesta segunda-feira, 19, o campeão GabrielMedina passou por MorganCibilic e FredericoMorais até chegar à decisão, mas o show maior ficou guardado para a final da competição. Com dois aéreos, o brasileiro ignorou qualquer chance de queda diante de Coffin.
Falando de título, por pouco não teve dobradinha brasileira. Entre as mulheres, TatianaWeston-Webb perdeu na final para a americana CarolineMarks e ficou com o vice.
Em sua final, Tati começou bem, mas não conseguiu reagir depois que CarolineMarks encaixou uma boa onda. O segundo lugar, inclusive, é o melhor resultado da brasileira na temporada, que antes tinha terminado em terceiro lugar em Pipeline e em nono em Newcastle antes do título em Narrabeen.
Agora, a brasileira vai tentar manter a boa forma em MargaretRiver, a partir do dia 2 de maio, na terceira das quatro etapas da perna australiana.
O caminho do título de Medina
Durante o dia, GabrielMedina não se mostrou com pressa, mesmo na hora de decisão, quando Coffin tentou pressionar o brasileiro no início da bateria com a primeira nota mediana, um 5,33. 
No entanto, isso não foi o bastante para desestabilizar Medina, que em sua primeira boa onda, brilhou com um aéreo e arrancou um 9,27 dos juízes.
Pouco tempo depois, Medina ainda foi além com mais um aéreo e somou 9,50, na maior nota do campeonato. Assim não teve mais como o americano reagir, e em seguida, Medina ainda somou mais um 8,67.
No fim, vitória de GabrielMedina, campeão de Narrabeen por 18,77 a 14,10.
Rumo à final
Gabriel Medina foi para a água na segunda bateria das quartas e não demorou para buscar suas primeiras ondas. Conseguiu um 5,83 e pulou para a dianteira. Cibilic fez uma das melhores ondas da etapa, onde conseguiu um belo tubo, somou mais algumas manobras e arrancou 8,67 dos juízes.
O tempo ia se esgotando e as ondas não chegava, mas em uma secundária, Medina conseguiu arrancar três boas manobras, o suficiente para tomar de volta a dianteira.
Cibilic respondeu da mesma forma, conseguindo tomar a frente com uma nota 4,00, só que Medina ainda estava no páreo e com um bom aéreo, conseguiu a virada a menos de três minutos do fim, com 6,27.
Em sua última onda, Medina arrancou 9,30 dos juízes e garantiu a classificação por 15,97 contra 12,67 e ainda repetiu o resultado das quartas em Newcastle, quando também bateu Cibilic.
Na última bateria das quartas de final, YagoDora não conseguiu superar o americano GriffinColapinto. O brasileiro ainda saiu na frente, mas viu o rival conseguir um 8,5 e pular para a dianteira da série.
Dora tentou a reação ao arrancar um 7,0 dos juízes, mas as ondas sumiram, e o brasileiro não conseguiu buscar a diferença, caindo nas quartas de final.
FredericoMorais tentou pressionar Medina no início da bateria classificatória para a final. Com manobras verticais, somou 9,67 em suas duas primeiras ondas.
Do outro lado, o brasileiro somou notas parecidas, com uma diferença baixa, de 9,64 no somatório. Durante boa parte da disputa, Medina buscou uma onda que o deixasse na vantagem.
E ele conseguiu! Com uma nota 5,70, Medina tomou a frente com 10,87 de pontuação a dez minutos do fim.
Já reta final, Medina aumentou a diferença e até tentou algumas manobras mais complicadas. Frederico Morais ficou com a prioridade durante boa parte do tempo, mas não conseguiu encontrar nenhuma onda que o levasse à liderança.
No fim, 12,50 contra 11,70 e vaga na decisão.