Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Outros Esportes / TÊNIS!

Bia Haddad coloca Brasil na final do Australian Open em feito inédito

Com uma campanha brilhante, Bia Haddad se tornou a primeira mulher brasileira finalista do Australian Open, repetindo a marca conquistada por Maria Esther Bueno

Redação Publicado em 27/01/2022, às 11h02

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Bia Haddad durante o Australian Open - GettyImages
Bia Haddad durante o Australian Open - GettyImages

Pode falar que é ela! Bia Haddad segue fazendo história a cada partida que realiza no Australian Open. Ao lado da sua dupla com a cazaque Anna Danilina, superou as japonesas Shuko Aoyama e Ena Shibahara por 2 sets a 1, com parciais de 6/4, 5/7 e 6/4 depois de um jogo que teve 2h21min de duração na quadra Rod Laver Arena.

Por conta dessa vitória, Bia Haddad, tenista número 83 do mundo, se tornou a primeira mulher brasileira finalista do Australian Open na Era Aberta. Como se já não fosse o bastante, ela também conquistou o melhor resultado para as mulheres do país desde a semifinal de 1965, com Maria Esther Bueno.

Canal - SportBuzz

Na oportunidade, a tenista faturou em 1960 o torneio de duplas e foi vice-campeã em 1965 no torneio individual. Dessa forma, Bia e Danilina estão vivendo uma fase praticamente perfeita no torneio, já que foram campeãs do WTA 500 de Sydney e alcançaram a quinta vitória em Melbourne. Agora na final, elas enfrentam as tchecas Barbora Krejcikova e Katerina Siniakova.

O jogo

A partida começou com o equilíbrio reinando entre elas, com ambas as duplas demorando para se ajustarem em quadra, mas mesmo assim Bia Haddad já começava a se destacar. Depois de uma troca de quebras, a dupla da brasileira venceu um dos games mais importantes no serviço das japonesas, e abriram 5 a 4 no placar, sacando na sequência para levar o set por 6 a 4.

O segundo set continuou sendo controlado por Bia e Anna Danilina. Com o jogo basicamente em suas mãos, elas logo conseguiram uma quebra no primeiro game de serviço de Aoyama na parcial. Na sequência, acabaram relaxando, e as japonesas aproveitaram a oportunidade para crescer. Bia Haddad pôde sacar para o jogo, mas acabou sendo quebrada.

As cabeças de chave número 2 viraram a parcial e venceram o segundo set por 7 a 5 para deixar a partida totalmente empatada. A vaga na final do Australian Open foi decidida somente no terceiro set. Bia Haddad conseguiu parar o nervosismo para quebrar, novamente, Aoyama no começo da parcial.

Bia Haddad e sua dupla no Australian Open
Bia Haddad e sua dupla, Anna Danilina, durante o Australian Open (Crédito: GettyImages)

O jogo permaneceu muitos disputado até o final, e o mesmo cenário do segundo set acabou se repetindo, já que a brasileira tinha 5 a 4 no seu game de serviço. Sacando para o jogo pela segunda vez, Bia Haddad conseguiu engatar um ótimo serviço e venceu as japonesas depois de uma disputa de muita emoção.