Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Outros Esportes / DESAFIO!

Atleta com diabetes se desafia a correr 100km na esteira

Alberto Elias Ribeiro David é um jovem de 25 anos de idade, estudante de medicina, que tem diabetes e faz parte do Instituto Correndo pelo Diabetes (CPD)

Redação Publicado em 02/06/2022, às 12h08

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Alberto busca se superar e finalizar uma corrida de 100km - Crédito: Reproduçã/Instagram (@betodavid)
Alberto busca se superar e finalizar uma corrida de 100km - Crédito: Reproduçã/Instagram (@betodavid)

Alberto Elias Ribeiro David é um estudante de medicina que decidiu, por conta própria, se desafiar a correr 100 km na esteira para celebrar o centenário da primeira dose bem-sucedida de insulina. O objetivo do jovem de 25 anos é demonstrar que a atividade física somada a uma alimentação saudável é capaz de proporcionar uma vida repleta de saúde e realizações, assim como a insulina faz.

Figurando recentemente na lista "Forbes Under 30" pela criação do Movimento #2EM2, que foi responsável pela realização de quase 27 mil testes de Covid-19 de forma gratuita, Alberto revelou que foi diagnosticado com diabetes aos cinco anos de idade e contou como resolveu fazer os exames que detectaram a doença.

CANAL - SPORTBUZZ

"Meus pais, médicos, sem ter certeza do porquê uma criança de 5 anos fazia xixi na cama, resolveram fazer uma bateria de exames que concluíram que eu tinha diabetes", revelou. O atleta faz parte do Instituto Correndo pelo Diabetes (CPD), uma organização sem fins lucrativos que busca promover a saúde integral e qualidade de vida das pessoas diagnosticadas com diabetes e outras doenças crônicas não transmissíveis.

Comentando sobre o desafio, que acontece no dia 4 de junho, Alberto contou um pouco mais sobre seu objetivo, dizendo: "Acredito que nada motivará mais uma pessoa com diabetes a realizar os 150 minutos de atividade física semanal do que outra pessoa com a mesma condição correndo 100kms de uma vez, e na esteira. Mais do que isso, acredito que nada motivará mais a população em geral, com diabetes ou não, a realizar atividade física".

Alberto tem diabetes e mostra a importância de uma vida saudável
Alberto David se prepara para correr 100km na esteira - Crédito: Reproduçã/Instagram (@betodavid)

Como premiação, caso atinja o objetivo, o estudante de medicina irá arrecadar R$100 mil que reveterá para doação ao Instituto Correndo pelo Diabetes e também ao Ambulatório de Diabetes da UNIFESP. Segundo o jovem, esta é uma forma de lutar contra o sedentarismo, visando a mudança da saúde por meio da atividade física. Agora, o jovem se prepara para atender à exigência física da competição.

"Tenho seguido uma rotina alimentar extremamente calculada; com acompanhamento médico diário e uma equipe de preparadores físicos e fisioterapeutas. Existe uma equipe multidisciplinar lutando por este sonho. Além disto, tem toda a parte mental do desafio: serão horas na esteira, correndo. Mas acredito que este não será um problema, afinal, estou correndo por um propósito que acredito, estou correndo por um sonho: mudar a saúde das pessoas com diabetes no Brasil – e quem sabe um dia, no mundo", conta o atleta do CPD.