Sportbuzz
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram Sportbuzz
Outros Esportes » FIFA 20

Após uso de expressão nazista, EA Sports anuncia retirada de carta de Marco van Basten do FIFA 20

Ao vivo, ex-jogador holandês usou expressão utilizada em comemorações de vitórias do nazismo alemão

Gabriela Santos Publicado em 03/12/2019, às 12h45

EA Sports anuncia retirada de carta de Marco van Basten
EA Sports anuncia retirada de carta de Marco van Basten - GettyImages

Nesta segunda-feira, 2, a EA Sports, empresa que desenvolve o FIFA 20, anunciou que Marco van Basten está fora do game.

A decisão foi comunicada após o ex-jogador holandês fazer uma piada com uma expressão “sieg Heil” (viva a vitória, em alemão), utilizada em comemorações do nazismo. Portanto, a carta Icon de van Basten não estará mais disponível no modo Ultimate Team a partir desta data. Van Basten também foi afastado por uma semana do canal FOX Sports Holanda, onde é comentarista.

A EA fez um comunicado dentro do próprio jogos, informando que o card de “Ídolos” (como a empresa define) do ex-jogador não estará nos pacotes, DME e no modo FUT Draft. A desenvolvedora do FIFA 20 argumenta que a atualização é para manter o “compromisso com a igualdade e a diversidade no jogo”.

O caso: 

No último dia 27, o ex-jogador apareceu comandando uma versão holandesa da Fox Sports, até que após uma entrevista de um dos repórteres com um treinador alemão, van Basten usou um termo considerado nazista: “Sieg Heil”, que significa “saúde e vitória”.

A fala foi feita em uma espécie de despedida por parte do ex-jogador. Horas depois, ele voltou para uma das atrações ao vivo da emissora para se retratar, tendo em vista todo o alvoroço que a situação havia causado.

Classificando o comentário como algo “Idiota e inadequado”, o três vezes vencedor do Bola de Ouro foi afastado de seu papel de comentarista até o próximo dia 7 de dezembro. Além disso, o salário semanal do holandês será doado para o Instituto de Documentação da Guerra da Holanda.

Atualmente, vivendo um grande movimento contra o racismo, as organizações europeias estão buscando saídas que possam, aos poucos, minar situações constrangedoras como estamos vendo dentro de campo nos últimos dias.

Na Holanda, por exemplo, jogadores das principais ligas de futebol locais, fizeram um minuto de silêncio no início dos jogos para protestar contra o racismo, além de divulgarem a mensagem: “Racismo? Então não jogaremos”.


5 itens de times internacionais que todo amante do futebol vai querer ter

1- Camisa Juventus 1985 Retrô - https://amzn.to/2JeQQgo

2- Caneca Scandinavia Real Madrid - https://amzn.to/2oh7iWs

3- Porta Tênis c/ 2 divisões Manchester City - https://amzn.to/32GlAin

4- Funko Pop! Paris Saint-Germain Kylian Mbappé - https://amzn.to/2pJkLGO

5- Bola Bolsa Esportiva Barcelona - https://amzn.to/2MGSGsQ

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, o SportBuzz pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Receba notícias do SportBuzz no WhatsApp! Para fazer parte do canal CLIQUE AQUI!