Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Outros Esportes / RECUPERAÇÃO

Após ser retirado do coma induzido, Zanardi é transferido para centro de reabilitação neurológica

Seu estado de saúde é estável, no entanto, o boletim médico informa que a situação neurológica continua grave

Isabelly Cristaldo Publicado em 21/07/2020, às 10h40

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Alessandro Zanardi está se recuperando do acidente - GettyImages
Alessandro Zanardi está se recuperando do acidente - GettyImages

Alessandro Zanardi começou a ser retirado da sedação, que o mantinha em coma induzido desde o dia 19 de junho.E nesta terça-feira, 21, italiano foi transferido para o centro de reabilitação neurológica "Azienda Ospedaliera Universitaria Senese", também em Siena, na Itália.

O diretor da instituição, Valtere Giovannini, confirmou a informação e falou do estado do ex-piloto.

“Nossos profissionais permanecem à disposição dessa pessoa extraordinária e de sua família para as próximas etapas do desenvolvimento clínico, diagnóstico e terapêutico, como sempre acontece nesses casos. O atleta passou mais de um mês em nosso hospital. Ele foi submetido a três delicadas operações cirúrgicas e mostrou um caminho de estabilidade de suas condições clínicas e parâmetros vitais que permitiam a redução e suspensão da sedação e a consequente possibilidade de poder ser transferido para uma instalação para a neuro-reabilitação necessária.”

Na ocasião, ele disputava uma prova de ciclismo adaptado quando entrou acidentalmente na via contrária e foi atingido por um caminhão. Seu estado de saúde é estável, no entanto, o boletim médico informa que a situação neurológica continua grave.

Bicampeão da IndyCar e dono de quatro medalhas de ouro no ciclismo paralímpico, duas delas nos Jogos Rio 2016, o italiano Alex Zanardi perdeu as pernas em um acidente na categoria automobilística americana, em 2001.

Ele chegou a correr etapas de turismo, mas se encontrou no esporte paralímpico, tornando-se ciclista e acumulando 18 conquistas em mundiais da modalidade.