Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Outros Esportes / FÓRMULA 1!

Após caos na largada do GP da Hungria, Bottas assume culpa: "Erro óbvio meu"

Desatenção de Bottas acabou causando um grande problema ainda na largada do GP da Hungria

Redação Publicado em 02/08/2021, às 12h10

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Bottas saindo do carro no GP da Hungria - GettyImages
Bottas saindo do carro no GP da Hungria - GettyImages

Não tem como se esconder. ValtteriBottas foi o responsável pelo grande caos que aconteceu na largada do GP da Hungria, e que foi decisivo para mudar totalmente os rumos da corrida, que só teve reviravoltas desde o seu início.

Acontece que o finlandês acabou errando o ponto de frenagem na curva 1, bateu na traseira de Lando Norris e ambos acabaram colidindo na dupla da RBR, obrigando SergioPérez a abandonar a corrida, e deixando Verstappen com um carro danificado no restante da prova. 

Depois de toda a confusão, Bottas assumiu o erro, e disse que ele foi mesmo o culpado por causar todo aquele problema, que ainda resultou no abandono de Norris.

"Foi um erro óbvio meu. Eu estava vindo de trás e depende de mim frear cedo o bastante. Mas eu julguei mal o ponto de frenagem, o que mostra que não é fácil frear nessas condições, mas eu deveria ter freado antes. Quando comecei a frear, me aproximei de mais do carro da frente e acabei travando as rodas e batendo no Lando, o que causou essa enorme bagunça. Estava difícil julgar o local da frenagem. E quando eu comecei, rapidamente vi que era tarde demais, mas aí não dá mais para fazer muita coisa", disse o piloto.

Bottas ainda admitiu que ser ultrapassado por Norris por fora, que inclusive fez um excelente largada, pode ter contribuído para julgar mal o ponto de frenagem.

"Talvez um pouco. Você acaba perdendo um pouco da noção de onde você está em relação à curva 1. E fica mais difícil com o spray e sem saber quanto de aderência eu tinha. Mas isso é automobilismo e eu deveria ter freado antes", analisou.

Relembrando o momento da confusão, e o que poderia ter provocado a largada longe do ideal, Bottas disse acreditar que tenha a ver com a temperatura dos pneus, já que segundo ele, a operação de liberar a embreagem aconteceu dentro dos padrões para o tipo de pista.

"Temos um tipo de alvo que precisamos acertar com a embreagem para largar em seco e no molhado. Eu acertei esse alvo, mas ainda sofri com as rodas traseiras destracionando, o que não aconteceu na saída para a volta de apresentação. Eu vi que perdi temperatura dos pneus na volta de apresentação, então isso pode ser um fator", indicou.

Por conta da confusão que causou, Bottas foi punido com a perda de cinco posições no grid da próxima corrida, no GP da Bélgica, em 29 de agosto, e ele disse concordar.

"Foi justa. Não é ideal, mas pelo menos na próxima corrida existe a chance de fazer ultrapassagens, então não é como se o fim de semana tivesse sido arruinado. Só tornará minha vida mais complicada, mas se essa é a decisão, então não há o que fazer...", lamentou.