Sportbuzz
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify Sportbuzz
Outros Esportes / NATAÇÃO

Ana Marcela Cunha faz história e se torna pentacampeã dos 25km

Ana Marcela Cunha foi a grande vencedora do Mundial de águas abertas pela quinta fez na carreira em uma prova que contou com mais de cinco horas de duração

Redação Publicado em 30/06/2022, às 09h34

Ana Marcela Cunha segurando a medalha de ouro - GettyImages
Ana Marcela Cunha segurando a medalha de ouro - GettyImages

Ana Marcela Cunha segue fazendo história na natação! Depois de levar a medalha de ouro nos 5km e a de bronze nos 10km, a brasileira conquistou os 25km e o título de pentacampeã mundial em águas abertas. Ela ficou por simplesmente cinco horas e vinte e quatro minutos em ação, dando mais de dez mil braçadas para conquistar o quinto título nesta quinta-feira, 30.

A brasileira encerrou a prova realizada em Budapeste, na Hungria, exatamente com o tempo de 5h24min15s0, chegando na frente de alemã Lea Boy, que ficou com a prata por somente dois décimos, com tempo de 5h24m15s2, e da holandesa Sharon van Rouwendaal, que acabou levando o bronze depois de anotar um tempo de 5h24m15s3.

Canal - SportBuzz

"Olha, eu nem sabia se eu ia nadar essa prova. Eu até o final tentei manter o máximo de técnica possível para não sentir dor. Tentei economizar energia. O querer faz muita diferença é o que eu já vivi. Poucas pessoas sabem o que é perder uma Olimpíada (não se classificou para as Olimpíadas de Londres 2012), não nadar bem em casa(foi 10ª na Rio 2016), e saber dar a volta por cima. Ao longo de 16 anos de carreira eu aprendi muita coisa, então eu soube ter sangue frio e esperar o momento certo", disse.

Com mais essa vitória para a conta, Ana Marcela Cunha chegou em sua 15º medalha da carreira em Campeonatos Mundiais. Além dos cinco ouros conquistados nos 25km, são mais dois ouros e três bronzes nos 5km, uma prata e três bronzes nos 10km, e também uma medalha de prata levada na competição por equipes.

Ana Marcela Cunha na linha de chegada da prova
Ana Marcela Cunha na linha de chegada da prova (Crédito: GettyImages)

A prova

Durante a disputa da prova, que aconteceu com uma temperatura na casa dos 33ºC, a atleta brasileira se manteve o tempo todo no primeiro pelotão. Ficaram nessa posição, ela deixou para trás logo no início a holandesa Sharon van Rouwendaal, as alemãs Elea Link e Lea Boy, e também a italiana Barbara Pozzobon.

Já na última volta do percurso, que foi montado no Lago Lupa, próximo a Budapeste, Ana Marcela passou a aumentar o fluxo das braçadas e foi ainda mais para a ponta, mas ainda assim sempre via as quatro adversárias perto. A brasileira virou a última curva, para os 600 metros finais em primeiro lugar, mas não abriu uma vantagem confortável.

Nos últimos 200 metros da prova, a brasileira estava novamente na liderança, mas ainda com Lea Boy de um lado e Sharon de outro, pressionando para ultrapassar. Ana Marcela Cunha conseguiu se manter na frente, e na batida de mão, com menos de um segundo garantiu o título em um final surpreendente e que não faltou emoção.


Receba notícias do SportBuzz no WhatsApp! Para fazer parte do canal CLIQUE AQUI!