Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Outros Esportes / TRISTE!

Alex Zanardi passa pela segunda cirurgia e segue em coma, com grave quadro neurológico

Hospital em que o ex-piloto de Fórmula 1 está explicou que o procedimento só pôde ser realizado graças a uma evolução no quadro do paraciclista

Izabella Macedo Publicado em 29/06/2020, às 15h13

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Alex Zanardi passa pela segunda cirurgia e segue em coma, com grave quadro neurológico - GettyImages
Alex Zanardi passa pela segunda cirurgia e segue em coma, com grave quadro neurológico - GettyImages

Há dez dias o italiano Alex Zanardi sofreu um grave acidente ciclístico e desde então, realizou apenas uma cirurgia, mas nesta segunda-feira, 29, o ex-piloto de Fórmula 1 foi submetido a um segundo procedimento na cabeça e segue em coma induzido. 

A informação foi publicada pelo site Globo Esporte, com base na nota oficial divulgada pelo hospital. Mesmo com a segunda cirurgia, o quadro neurológico do atleta paralímpico segue grave. 

O procedimento já estava previsto desde que houvesse uma evolução, necessária para a cirurgia. Isso foi comprovado através de tomografia computadorizada e esclarecido pelo hospital.

"A condição permaneceu estável do ponto de vista cardiorrespiratório e metabólico, grave do ponto de vista neurológico. A intervenção realizada representa uma etapa que havia sido antecipada pela equipe. Nossos profissionais avaliarão dia a dia a evolução da situação. De acordo com a família, o próximo boletim será publicado em cerca de 24 horas", escreveu.

Piloto de Fórmula 1 entre 1991 e 1994, e depois em 1999, Zanardi se sagrou bicampeão da Fórmula Indy em 1997 e 1998, mas perdeu as pernas num gravíssimo acidente em 2001, na Alemanha.

Posteriormente e com carros adaptados, passou a disputar corridas de turismo, mas sua consagração definitiva veio no ciclismo paralímpico, com seis medalhas em Jogos Paralímpicos, das quais quatro de ouro, duas na Rio 2016 e 18 em Mundiais da modalidade.