Sportbuzz
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram Sportbuzz
Outros Esportes » Patinação Artística

Acusado de abuso sexual, treinador norte-americano é banido do esporte

Richard Callaghan foi afastado permanentemente pela U.S Center for SafeSport

SportBuzz Digital Publicado em 22/08/2019, às 15h06

None
- Richard Callaghan (Crédito: GettyImages)

A vida de Richard Callaghan virou de ponta-cabeça nos últimos dias. Um dos treinadores mais conhecidos e respeitados da história da patinação artística norte-americana viu seu nome envolvido em uma grande polêmica que o acusava de abuso sexual contra algumas das atletas que fizeram parte das equipes que comandou.

De acordo com a U.S Center for SafeSport, organização responsável por prevenir casos semelhantes e a U.S Figure Skating, federação que cuida do esporte no país, o profissional foi considerado ‘permanentemente inelegível’, o que não permite que ele exerça mais a função de treinador.

O caso já havia tomado maior expressividade nos anos de 1990, quando um ex-patinador denunciou o treinador por abuso sexual. Na ocasião, o atleta revelou que manteve relações sexuais com Richard dos 13 aos 22 anos de idade. Porém o caso voltou à tona depois de uma recente declaração feita por Adam Schmidt, que assumiu ter sido abusado de 1999 até 2001.

Seu advogado, John Manly, criticou a atitude das organizações em não dar importância ao caso na época em que tudo aconteceu. Em seu ponto de vista, o banimento deveria ter acontecido logo que as primeiras denuncias foram feitas.

“Como isso aconteceu? Por que 20 anos atrás todo mundo sabia e ninguém fez nada? Se eles tivessem feito algo ele nunca teria sido abusado”, disse o responsável jurídico por defender Adam.

Em meio ao alvoroço causado no universo esportivo, Callaghan não se pronunciou sobre as denúncias. 

SportBuzz agora está no Spotify! Você quer ficar por dentro de todas as novidades do universo esportivo e dos seus atletas preferidos? Acesse https://spoti.fi/2HmL6A4 não dê mais nenhuma bola fora com o seu time do coração!