Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Testeira

30 de julho de 2020 ou 11 de agosto de 2016?

Mayra, Phelps, Biles... Estes foram os nomes que marcaram o sexto dia dos Jogos do Rio

Gisèle de Oliveira Publicado em 30/07/2020, às 10h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Mayra foi para os braços da galera após conquistar o bronze - Julian Finney/GettyImages
Mayra foi para os braços da galera após conquistar o bronze - Julian Finney/GettyImages

E chegamos ao sexto dia da Olimpíada do Rio... ô, saudade daquele 11 de agosto de 2016, quando ganhamos mais uma medalha nos tatames e vimos dois gigantes do esporte, um deles medindo apenas 1.42m, fazendo história em terras brasileiras.

Bronze para Mayrão
Quando começou sua caminhada rumo a uma medalha, Mayra Aguiar deixou claro qual era o seu alvo. Cabeça de chave, ela passou com determinação por suas adversárias nas oitavas e quartas de final. Mas foi superada pela francesa Audrey Tcheumeo na semifinal, luta que reeditou a decisão do Mundial de 2014, vencida pela brasileira na ocasião. A gaúcha então teve de superar a decepção de não poder lutar pelo ouro e focar na briga pelo bronze. Com um yuko logo no início do combate diante da cubana Yalenis Castillo, Mayra garantiu a medalha de bronze da categoria meio-pesado (até 78kg), repetindo o resultado de quatro anos atrás, em Londres.

O dono da coisa toda...
Se tem uma coisa da qual Michael Phelps nunca se cansou, foi de superar marcas dentro da piscina. Não bastasse já ser o maior medalhista da história dos Jogos, o norte-americano foi lá e se tornou o primeiro nadador tetracampeão olímpico na mesma prova individual, os 200m medley. O feito tocou o sempre contido Phelps, que deixou as emoções falarem mais alto e não conteve as lágrimas. “Todos os dias estou experimentando o sonho se tornar realidade. Quando criança, queria fazer algo que ninguém havia feito ainda, e estou gostando. Ser capaz de me despedir enquanto estou ganhando é algo muito especial para mim, e é por isso que vocês estão me vendo cada vez mais emotivo no pódio”, falou ele na época.

Uma gigante de 1.42m
Simone Biles não apenas ganhou o ouro no individual geral da ginástica artística, ela o fez com a maior diferença de pontuação na história dos Jogos Olímpicos. A norte-americana registou um total de 62.198 pontos, 2.100 a mais que a segunda colocada, sua compatriota Alexandra Raisman. A russa Aliya Mustafina completou o pódio. Esta foi a primeira medalha dourada individual de Simone nos Jogos. Muitos acreditam que ela pode se tornar a maior ginasta de todos os tempos. “Alguns podem dizer que sou melhor, outros dizem que não. Eu fico fora dessa discussão, digo ‘é o que é’. Apenas faço a minha ginástica”, disse ela no Rio.

Suspeita de bomba no basquete
Uma mochila deixada perto de uma das entradas da Arena Carioca 1 levantou a suspeita de um atentado a bomba e fez a partida entre Nigéria e Espanha, válida pela terceira rodada do basquete, começar sem a presença de público. Um robô do esquadrão antibombas foi levado ao local e detonou o objeto abandonado. A explosão pôde ser ouvida dentro do ginásio. Sem saber o que acontecia do lado de fora, os espanhóis venceram os nigerianos por 96 a 87, e chegaram a pensar que as pessoas não queriam assistir ao seu jogo. “Quando o jogo começou e não tinha ninguém, achei que ninguém queria nos ver. Não sabíamos de nada, não fomos informados”, comentou Pau Gasol, astro da seleção espanhola, na ocasião.