Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Olimpíadas / OLIMPÍADAS - SKATE

Saiba quem é Sky Brown, a queridinha dos brasileiros nas Olimpíadas!

Promessa do Skate, Sky Brown tem apenas 13 anos e brilhou nas Olimpíadas de Tóquio

Guilherme Assumpção Publicado em 04/08/2021, às 02h01

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Promessa do Skate, Sky Brown tem apenas 13 anos e brilhou nas Olimpíadas - GettyImages
Promessa do Skate, Sky Brown tem apenas 13 anos e brilhou nas Olimpíadas - GettyImages

Na madrugada desta quarta-feira, 04, Sky Brown caiu no gosto dos brasileiros ao disputar a grande final do Skate Park feminino. E a relação da britânica com o país vem de 'longa data', já que Rayssa Leal é uma das amigas da skatista.

Aos 13 anos de idade, Sky Brown teve grande atuação na final do Skate Park feminino e garantiu a medalha de bronze nas Olimpíadas. Por outro lado, a britânica poderia ter tirado uma nota maior na visão de alguns especialistas no assunto.

No entanto, os juízes do Skate Park preferiram as voltas de Sakuna Yosuzumi e Kokona Hiraki, ambas do Japão e que ficaram com as medalhas de ouro e prata, respectivamente. Mesmo assim, Sky Brown foi o grande destaque da final.

Mas você sabe quem é Sky Brown? Pensando nisso, o SportBuzz preparou um especial com a história da promessa britânica no Skate feminino. Do grave acidente à medalha de bronze nas Olimpíadas. Confira!

INÍCIO DA CARREIRA

Nascida no dia 07 de julho de 2008, Sky Brown teve que lidar com uma importante decisão. Natural de Miyazaki, no Japão, a atleta é filha de pai britânico e mãe japonesa e logo se mudou para o país europeu por conta do trabalho de Stu, seu pai.

Vale destacar que a decisão de Sky Brown em representar a Grã-Bretanha aconteceu no ano de 2019. Antes disso, a skatista competia com a bandeira do Japão no peito. Porém, a mudança foi ocasionada pela “abordagem mais relaxada” dos britânicos.

Com relação muito próximo ao pai, Sky Brown seguiu os passos de Stu, que também é skatista. Assim, a britânica logo se arriscou em cima do Skate e deu os primeiros passos no esporte ainda na escola.

Sem um treinador definido, Sky Brown aprecia muitos vídeos na internet para aprimorar suas manobras durante as competições. Além disso, a promessa costuma treinar ao lado de Shaun White, que ganhou importantes medalhas na carreira no Snowboard.

Promessa do Skate, Sky Brown tem apenas 13 anos e brilhou nas Olimpíadas (Crédito: GettyImages)

A estreia como profissional aconteceu aos dez anos de idade. Já com grande destaque nos torneios, Sky Brown foi acumulando recordes ao longo da carreira por conta da idade. Com isso, a jovem se tornou pioneira em muitas estatísticas.

No ano de 2016, Sky Brown participou do 'Vans Us Open', torneio tradicional do Skate mundial. No ano seguinte, ela ficou em segundo lugar ao disputar as finais continentais asiáticas. Além disso, a britânica terminou entre as dez primeiras na edição de 2018 do torneio da 'Vans'.

Com grande desempenho nos torneios. Sky Brown se tornou a primeira mulher a completar um ‘frontside’ 540 na história dos X Games. Além disso, a britânica terminou em terceiro lugar no Campeonato Mundial de Skate no ano de 2019.

GRAVE ACIDENTE!

Já em maio de 2020, Sky Brown viveu momentos dramáticos na carreira. Ao realizar uma manobra em uma rampa de ‘halfpipe’ na casa do ícone Tony Hawk, a atleta sofreu mais de uma fratura no crânio, além de quebrar o pulso esquerdo e as mãos.

Mesmo com todas as lesões, Sky Brown acelerou o processo de recuperação e conseguiu garantir presença nas Olimpíadas de Tóquio. Porém, a britânica teve que superar as contusões e os pedidos dos pais, que a queriam fora do esporte.

Promessa do Skate, Sky Brown tem apenas 13 anos e brilhou nas Olimpíadas (Crédito: GettyImages)

Quero dizer, eu só estava andando de skate, como eu faço todos os dias. E aí eu fui a nocaute. Eu não lembro de nada sobre a queda, mas, aparentemente, quando eu acordei, eu não sabia quem era ou quem era a minha família. Meus pais não queriam mais que eu andasse de skate. Mas eu apenas senti que não poderia parar de andar”, contou Sky ao jornal The Guardian.

Eu apenas disse a eles que eu queria andar. É uma das minhas coisas que eu mais gosto de fazer. Você só tem uma vida e precisa aproveitá-la”, completou a skatista.

Sem ligar para o fato, Sky Brown conseguiu chegar em boas condições aos Jogos Olímpicos e garantiu uma medalha de bronze no Skate Park. Aos 13 anos, a garotinha está na história do esporte e no coração dos brasileiros.