Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Olimpíadas / PARALIMPÍADAS!

Rumo a final! Brasil supera a Lituânia, e chega na decisão do goalball masculino das Paralimpíadas!

Brasil deslanchou diante da Lituânia no goalball masculino das Paralimpíadas com seis gols de Parazinho

Redação Publicado em 02/09/2021, às 07h51

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Jogadores do Brasil comemorando a vitória diante da Lituânia no goalball masculino das Paralimpíadas - GettyImages
Jogadores do Brasil comemorando a vitória diante da Lituânia no goalball masculino das Paralimpíadas - GettyImages

Bora para a final, Brasil! Nesta quinta-feira, 2, os paratletas brasileiros despacharam a Lituânia, campeã na Rio 2016, na semifinal do goalball masculino das Paralimpíadas. O segundo tempo foi decisivo, e deu a vitória brasileira por 9 a 5, garantindo a vaga na decisão.

Agora, brigando pela medalha de ouro, o Brasil encara a China, já nesta sexta-feira, 3, às 7h30 (horário de Brasília). Conquistando a prata em Londres 2012, e o bronze na Rio 2016, os brasileiros, atuais bicampeões mundiais, querem o inédito ouro em Tóquio.

Para chegar até a final, o Brasil contou com seis gols de JosemarcioSousa, o Parazinho. LeomonMoreno marcou por duas vezes, e Romário Marques fechou a conta do Brasil.

Inclusive, vale lembrar que o Brasil já tinha enfrentado a Lituânia na estreia no goalball masculino das Paralimpíadas, onde venceu por 11 a 2, mas sabia que essa derrota do adversário só daria mais força lá na frente, e que seria um jogo difícil.

Porém, os brasileiros até que estavam acostumados, já que foi exatamente assim duelos das semifinais contra os europeus em Londres 2012, e no último Mundial, em 2018.

O jogo

Desta vez, em Tóquio, os lituanos até assustaram no começo, chegando a abrir o placar, mas o Brasil conseguiu se impor para sair com a vitória, principalmente aproveitando os erros dos rivais, que cometeram muitas penalidades durante o jogo.

Foi em um arremesso forte de Pavliukianec que a Lituânia saiu na frente. O Brasil conseguiu chegar ao empate quatro minutos depois, com Leomon, e virou logo na sequência com um arremesso cruzado de Parazinho.

No meio do primeiro tempo, Pavliukianec novamente garantiu o empate para a Lituânia, e nos minutos finais da primeira parcial, o Brasil teve duas penalidades para cobrar por conta das bolas longas do adversário.

Na cobrança, Leomon atacou para fora no primeiro pênalti, mas Parazinho converteu o segundo e colocou o Brasil novamente na frente, com o placar marcando 3 a 2. 

O segundo tempo foi decisivo para decretar a vitória brasileira, que contou com quatro gols em pouco mais de um minuto.

Parazinho converteu outra penalidade por bola longa, Romário fez um golaço no canto direito, Parazinho acertou mais um pênalti em bola longa da Lituânia, e Leomon anotou mais um gol, deixando o placar ainda mais elástico, com 7 a 2.

A partir daí, a Lituânia mexeu no time, e Zibolis entrou para diminuir, mas não esperava o bom dia de Parazinho, que respondeu rápido com mais um gol brasileiro, e o placar em 8 a 3.

O técnico brasileiro cometeu uma penalidade por passar instrução fora de hora, dando pênalti para o adversário, mas Romário fez uma grande defesa evitando o gol da Lituânia.

Parazinho ainda marcou mais um gol de pênalti, de novo, por bola alta da Lituânia, e Pazarauskas diminuiu. Jonikaitis fez mais um gol para a Lituânia no minuto final, mas era tarde demais para ensaiar uma reação, e o placar fechou em 9 a 5.