Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Olimpíadas / LEVANTAMENTO DE PESO

Polina Guryeva conquista primeira medalha olímpica da história do Turcomenistão

Atleta do levantamento de peso fez a segunda melhor marca e faturou a medalha de prata

Redação Publicado em 27/07/2021, às 16h24 - Atualizado às 16h25

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Polina Guryeva, medalha de prata no levantamento de peso feminino - GettyImages
Polina Guryeva, medalha de prata no levantamento de peso feminino - GettyImages

Polina Guryeva, do Turcomenistão, conquistou a medalha de prata no levantamento de peso feminino dos Jogos Olímpicos de Tóquio e faturou a primeira conquista olímpica da história de seu país, de acordo com a agência “Reuters”.

Guryeva, de 21 anos, ficou atrás da taiwanesa Kuo Hsing-Chun, medalhista de ouro. A japonesa Mikiko Andoh fechou o pódio, com o bronze na categoria -59kg.

Em Tóquio 2020, o país fez sua sétima participação nas Olimpíadas. Antes, o Turcomenistão disputou em Atlanta 1996, Sidney 200, Atenas 2004, Pequim 2008, Londres 2012 e Rio 2016.

“É a primeira medalha, e fui eu quem a ganhei. Acho que me tornei um nome na história do Turcomenistão... Estou tão chocada”, comemorou a atleta em entrevista aos repórteres.

Parte da União Soviética durante a maior parte do século 20, o Turcomenistão se tornou um país independente em 1991. O país era a última ex-república soviética que não havia conquistado uma medalha nos Jogos Olímpicos.

Polina Guryeva levantou 217 Kg nesta terça-feira, 27, e fez a segunda melhor marca da final. Kuo Hsing-Chun levantou 236kg e Mikiko Andoh, 214kg.