Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Olimpíadas / BANIDOS!

Países que já foram banidos dos Jogos Olímpicos

A Rússia foi punida por conta de um escândalo de doping e foi banida de todas as competições esportivas até 2022

Lucas Cesare Publicado em 05/08/2021, às 19h00 - Atualizado às 19h13

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Delegação do Comitê Olímpico Russo na abertura dos Jogos Olímpicos - Getty Images
Delegação do Comitê Olímpico Russo na abertura dos Jogos Olímpicos - Getty Images

Muito se questionou sobre a ausência da Rússia nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020. O país esteve envolvido em um grande escândalo de doping descoberto em 2019 e foi proibida de participar de eventos esportivos até 2022. Sendo assim, para que os atletas russos pudessem competir nos Jogos de Tóquio, os mesmos estão defendendo o Comitê Olímpico Russo, abreviado pela sigla ROC.

A punição aos russos proíbe a presença da bandeira e do hino da Rússia durante as disputas, mas não diz nada sobre as cores do país, por isso, os atletas que defendem o ROC podem utilizar as cores do país em seu uniforme. Já a bandeira é composta pelas mesmas cores do país em uma chama olímpica, acima dos cinco anéis olímpicos.

Dessa forma, o SportBuzz preparou para vocês uma lista com todos os outros países que já foram banidos dos Jogos Olímpicos, confira:

ALEMANHA

A Alemanha já foi duas vezes proibida de disputar os Jogos Olímpicos por conta de sua participação na Primeira e Segunda Guerra Mundiais.

Após serem derrotas na Primeira Guerra Mundial (1914-1918), os alemães foram considerados culpados pelo conflito e não puderam competir no Jogos Olímpicos da Antérpia-1920 e de Paris-1924, voltando a participar somente em Amsterdã-1928.

Posteriormente, os alemães voltaram a ficar de fora dos jogos em Londres-1948. Após serem derrotados novamente na Segunda Guerra Mundial (1939-1945), o país, que havia sido o maior ganhador de medalhas na Olimpíada anterior (Berlim-1936), foi novamente proibido de participar.

ÁFRICA DO SUL

Ao implantar o regime de segregação racial conhecido como Apartheid, a África do Sul proibia que atletas brancos e negros competissem juntos. Dessa forma, atletas negros passaram a ser proibidos de integrar a delegação olímpica do país.

Por conta disso, a África do Sul foi banida dos Jogos Olímpicos a partir da edição de 1964, em Tóquio, e só obteve permissão de voltar a competir após 28 anos, nos jogos de Barcelona-1992, depois que um novo Comitê Olímpico foi formado.

IUGOSLÁVIA

Nos jogos de Barcelona-1992 houve o retorno da África do Sul, mas outro país foi proibido de competir. Trata-se da Iugoslávia.

No mesmo ano, o país entrou em guerra com a Bósnia para tentar impedir seu movimento separatista. Graças a isso, a ONU aplicou uma série de sanções ao país, inclusive a proibição de disputar os Jogos Olímpicos. O COI então achou um meio termo e permitiu que atletas de modalidades individuais pudessem participar como competidores independentes, sem utilizar a bandeira e nem o hino do país.

AFEGANISTÃO

O último país a ser banido se uma Olimpíada, antes da Rússia, havia sido o Afeganistão, nos jogos de Sydney-2000.

Na época, o país estava sendo governado sob o regime fundamentalista do Talibã, que prega de forma rígida as leis islâmicas. Dessa forma, as mulheres passaram a ser proibidas de diversos direitos, inclusive competir nos jogos. Assim, o COI decidiu proibir qualquer atleta de defender a bandeira naquele ano, caso as mulheres não pudessem competir, e foi exatamente o que aconteceu.