Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Olimpíadas / OLIMPÍADAS - FUTEBOL MASCULINO - FINAL

Esquenta antes da decisão: relembre as vezes em que o Brasil venceu a Espanha!

Brasil e Espanha decidem quem vai ficar com a medalha de ouro olímpica neste sábado, 7

Redação Publicado em 06/08/2021, às 12h55

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Jogadores de Brasil e Espanha durante a decisão da Copa das Confederações - GettyImages
Jogadores de Brasil e Espanha durante a decisão da Copa das Confederações - GettyImages

Neste sábado, 7, o Brasil decide a final das Olimpíadas de Tóquio, no futebol masculino, diante da Espanha, em Yokohama. Entrando em campo às 08h30 (horário de Brasília), os jogadores brasileiros buscam a segunda medalha de ouro nos Jogos, depois da conquista no Rio 2016.

Como a expectativa já está lá no alto, afinal, os torcedores brasileiros passaram por poucas e boas torcendo até que a equipe chegasse na decisão, o SportBuzz preparou um retrospecto das vezes em que o Brasil bateu a Espanha em finais.

Dessa forma, recarregamos a energia, e a esperança para ver nossos jogadores no lugar mais alto do pódio pela segunda vez seguida. Confira:

Para se ter uma ideia, o embate entre Brasil e Espanha já aconteceu cinco vezes em Copas do Mundo, três vezes nas Olimpíadas, e foi responsável por decidir a Copa das Confederações em 2013, em uma das vitórias mais recentes da seleção.

Histórico

Se formos pegar por histórico em decisões envolvendo ambas as seleções, o Brasil sai na frente.

Para nós, são somadas cinco vitórias, dois empates e duas derrotas, sendo 14 gols feitos, e oito sofridos. Fora isso, o Brasil foi quem mais se deu melhor nos confrontos decisivos, como o que teremos neste final de semana.

Falando de Jogos Olímpicos especificadamente, cada uma das seleções venceu um duelo, sendo que ambos foram disputados na fase de grupos.

O último encontro

Na última vez em que brasileiros e espanhóis entraram em campo, foi no Maracanã, quando o Brasil venceu por 3 a 0.

Na época, o time comandado por Luiz Felipe Scolari abriu o placar bem no começo do primeiro tempo, em um lance de sorte de Fred, que conseguiu marcar mesmo estando caído no chão.

Ainda, David Luiz conseguiu evitar uma jogada que certamente terminaria com o gol dos adversários durante o primeiro tempo. Já nos acréscimos, Neymar ampliou o placar, fazendo uma bela jogada individual.

No fim da partida, Fred, de novo logo no começo, praticamente matou o jogo. Para deixar um pouquinho mais de emoção, SergioRamos ainda perdeu uma chance inacreditável de diminuir, quando bateu o pênalti para fora.

Mundial do Chile

Essa é certamente, uma das partidas mais históricas do Brasil diante da Espanha. No ano de 1962, no Mundial realizado no Chile, a seleção não tinha Pelé em campo, que havia sofrido uma lesão um jogo antes.

A Seleção Brasileira precisava apenas de um empate para passar de fase, enquanto, do outro lado, a Espanha precisava vencer, e para isso, conseguiu sair na frente, com um gol de Abelardo no primeiro tempo.

Já no fim do segundo tempo, Collar escapou pela direita, conseguiu driblar Zagallo, e acabou sendo derrubado por NiltonSantos dentro da área. No entanto, o lateral brasileiro tinha dado um passo sorrateiro para a frente, e na hora da decisão, o juiz deu falta ao invés de pênalti para a Espanha.

Depois disso, o Brasil virou o jogo, marcando com dois gols de Amarildo, o substituto de Pelé na ocasião, e conseguindo confirmar a classificação para a fase de mata-mata do torneio. Por lá, se tornou bicampeão mundial, enquanto a Espanha parou na fase de grupos.

Confira todas as vezes em que as seleções já se enfrentaram:

Jogos Olímpicos 

1968 - Cidade do México – Espanha 1 x 0 Brasil - Fase de Grupos
1976 - Montreal – Brasil 2 x 1 Espanha - Fase de Grupos

Copa do Mundo

1934 - Itália – Espanha 3 x 1 Brasil - Quartas de final
1950 - Brasil – Brasil 6 x 1 Espanha - Quadrangular final
1962 - Chile – Brasil 2 x 1 Espanha - Fase de Grupos
1978 - Argentina – Brasil 0 x 0 Espanha - Fase de Grupos
1986 - México – Brasil 1 x 0 Espanha - Fase de Grupos

Copa das Confederações

2013 - Brasil – Brasil 3 x 0 Espanha - Final

Amistosos

1981 – Salvador - Brasil 1 x 0 Espanha 
1990 – Gijón - Espanha 3 x 0 Brasil 
1999 – Vigo - Espanha 0 x 0 Brasil