Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Olimpíadas / MARATONA AQUÁTICA

Ana Marcela Cunha faz história e conquista medalha de ouro na maratona aquática

Brasileira se mantém entre as líderes durante toda a prova e consegue arrancada espetacular no fim

Redação Publicado em 03/08/2021, às 20h30 - Atualizado às 20h33

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Ana Marcela Cunha faz grande prova e conquista medalha de ouro na maratona aquática - GettyImages
Ana Marcela Cunha faz grande prova e conquista medalha de ouro na maratona aquática - GettyImages

A brasileira Ana Marcela Cunhaconquistou a medalha de ouro na noite desta terça-feira, 3 (manhã de quarta no Japão), na maratona aquática nos Jogos Olímpicos. A baiana de 29 anos fez história e venceu a prova nos 10km no Odaiba Marine Park, com tempo de 1h59min30s8.

Ana Marcela vai subir ao pódio com a holandesa Sharon van Rouwendaal, que fechou em segundo, e com a australiana Kareena Lee, terceira.

A brasileira conquistou a segunda medalha olímpica do país em maratona aquática desde quando a prova foi incluída nos Jogos, em Pequim 2008. Poliana Okimoto ficou com o bronze na Rio 2016. 

Antes de chegar ao ouro, Ana Marcela já havia participado de duas edições de Jogos Olímpicos: Pequim 2008 e Rio 2016. A brasileira não conseguiu a classificação para Londres 2012, ficou na quinta colocação em 2008 e na décima em 2016.

“Finalmente! Por mais nova que eu fui em 2008, esse é meu quarto ciclo olímpico. Vindo de uma frustração muito grande com uma não classificação, uma frustração no Rio. Acreditem nos seus sonhos. Quero agradecer ao meu clube, meus pais, minha namorada... Sonhava muito com uma medalha olímpica, mas representa muito ser campeã. Todos os brasileiros medalhistas me incentivaram muito, principalmente o Scheffer e o Bruno. É uma raia, uma chance, como eles dizem”, disse em entrevista ao SporTV após a prova. 

“Falei com o Fernando (treinador) que para ganhar de mim iam ter que nadar muito. Eu sabia o quanto eu estava preparada, melhor do que Kazan, que foi um Mundial em que deitei e rolei. Fiz a minha prova e aprendi a ser feliz. Fui feliz fazendo o que eu amo e foi tudo bem”, completou.

Ana Marcela Cunha foi eleita a melhor maratonista aquática do mundo por seis vezes.