Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Mercado da Bola / BOA CHANCE!

Joia que encantou Barcelona e Benfica vai assinar seu primeiro contrato na base do Flamengo; saiba mais!

Jogador de apenas 14 anos não pôde ser regularizado pelos europeus após denúncia de aliciamento feita pelo Grêmio

Redação Publicado em 26/03/2021, às 08h36

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Jogadores do Flamengo reunidos durante treino - GettyImages
Jogadores do Flamengo reunidos durante treino - GettyImages

Um garoto de apenas 14 anos conseguiu despertar o desejo de Barcelona e Benfica e se tornar um dos jogadores mais cobiçados da Europa.

Agora, ele que tem um currículo de se dar inveja, vai se apresentar ao Flamengo no início de abril, mas para a categoria Sub-15.

Emanuel Ferreira, o Manu, chega de Portugal nas próximas semanas para assinar seu primeiro contrato de formação com o clube carioca e demonstrar no Ninho do Urubu o talento que fez dele um prodígio desde a infância no Maranhão.

O jogador, que está prestes a completar 15 anos, sabe que a trajetória badalada o coloca em evidência, algo que está acostumado desde quando foi aprovado na base do Grêmio, aos nove anos.

Foi justamente o clube gaúcho quem notificou a Fifa por aliciamento, o que impediu que as passagens por Barcelona e Benfica dessem prosseguimento.

A Fifa indica que um jovem nesta idade não pode deixar o país por motivos futebolísticos. Com a sinalização do Grêmio, a entidade máxima do futebol brecou o registro no Barcelona após período de testes em 2017.

Nisso, o Benfica surgiu como possibilidade, colocou Manu para treinar e disputar campeonatos não oficiais, mas acabou ameaçado de uma punição mais severa depois de duas tentativas de legalizar a situação de Manu na federação local.

Apesar disso, as portas ficaram abertas de acordo com manifestação dos portugueses.

Durante todo este período, o Flamengo monitorou o jovem e entrou em ação em meados de 2019, quando uma tentativa de volta ao Grêmio não deu certo.

Cariocas e gaúchos fizeram um acordo envolvendo um percentual dos direitos econômicos quando Manu puder assinar contrato profissional, a partir dos 16 anos, e o Ninho do Urubu passou a ser o destino.

No Rubro-Negro, a avaliação é de que Manu é técnico, inteligente e precisa desenvolver a parte física.

No curto período no clube, entre a saída do Grêmio e o início da pandemia, o meia canhoto se destacou como titular da geração 2006. Na ocasião, o atual diretor executivo, Luiz Carlos, foi o responsável pelo processo de captação.

Manu foi para Europa em 2017 e depois da notificação do Grêmio, o Barcelona saiu de cena e o Benfica assumiu o garoto, mas passou pelo mesmo problema e só o utilizou em torneios amadores.

Por conta da paralisação dos treinamentos, Manu voltou para Portugal, onde mora com a família, e ficou mais de um ano treinando sozinho. 

"Estou muito ansioso com essa volta. Voltar a treinar, jogar, competir... Depois de um ano e meio parado, vou voltar a fazer o que eu mais amo, que é jogar futebol. Treinar sozinho não é a mesma coisa. Estou muito feliz por jogar no Flamengo", disse Manu em entrevista ao site "Globo Esporte".

Pai do garoto, José Ferreira contou que o "Plano de carreira" apresentado pelo Flamengo foi o que seduziu a família, que se vai se mudar toda para o Rio de Janeiro.

De acordo com ele, clubes como Santos e Palmeiras chegaram a fazer contato, mas a oportunidade dada pelos Rubro-Negros foi a mais sedutora após a frustração na Europa.

"O reconhecimento do talento dele foi muito gratificante. Ele desenvolveu o jogo e entrou no sistema muito rápido, disputou campeonatos pelo Benfica... A adaptação foi muito boa", disse antes de completar.

"Só que a frustração nesses cinco anos foi a questão da inscrição que não foi possível por conta da notificação de um clube brasileiro. Um menor que vá para Europa por motivos futebolísticos não pode ser inscrito. Não dá para entender, mas lei a gente cumpre", finalizou.