Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Mercado da Bola / FÓRMULA 1

Ex-presidente da FIA, Max Mosley morre aos 81 anos

Britânico comandou a Federação Internacional de Automobilismo de 1993 a 2009

Redação Publicado em 24/05/2021, às 12h48

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Ex-presidente da FIA, Max Mosley morre aos 81 anos - GettyImages
Ex-presidente da FIA, Max Mosley morre aos 81 anos - GettyImages
Max Mosley, ex-presidente da Federação Internacional de Automobilismo (FIA), morreu nesta segunda-feira, 24, aos 81 anos. O britânico, que esteve à frente da entidade de 1993 a 2009, faleceu em sua casa no bairro de Chelsea, em Londres, na Inglaterra. A morte foi confirmada por Bernie Ecclestone, ex-mandatário da Fórmula 1.
“É como perder alguém da família, como perder um irmão. Ele fez muitas coisas boas não apenas para o esporte a motor, mas também para a indústria automobilística, certificando-se de que as pessoas construam carros que sejam seguros”, disse Ecclestone em entrevista à “BBC Sports”. 
Advogado de formação, Mosley foi uma figura marcada por polêmicas na Fórmula 1. Um dos fundadores da equipe March, ele também é conhecido por ser um dos principais responsáveis por melhorar a segurança no automobilismo, especialmente na F1. 
Junto com Ecclestone, Mosley foi intermediador do Pacto da Concórdia, documento que ajusta os interesses comerciais e esportivos entre as equipes da Fórmula 1, a categoria e a FIA. 
Fora da categoria, o britânico se envolveu em polêmicas. Em 2008, imagens vazadas mostraram Mosley participando de uma orgia de temática supostamente nazista. O vídeo foi amplamente divulgado na Inglaterra. O ex-presidente da FIA admitiu participação na orgia, mas negou que tenha feito referência ao nazismo. 
Mosley processou o tabloide “News of the World” pela publicação das imagens e ganhou a causa. No entanto, como sua família sempre foi acusada de defender o nazismo, sua situação na entidade ficou insustentável. Ele deixou o cargo no fim de 2009 e foi substituído pelo francês Jean Todt.