Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Mercado da Bola / QUEM CHEGA?

Com a saída de Koeman, confira os nomes que podem assumir o Barcelona

Ronald Koeman foi dispensado pela diretoria do Barcelona depois de uma sequência irregular no Campeonato Espanhol, e também na Champions League

Redação Publicado em 28/10/2021, às 10h16

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Marcelo Gallardo, Xavi Hernández e Sergi Barjuan, possíveis nomes para assumir o Barcelona depois da saída de Koeman - GettyImages
Marcelo Gallardo, Xavi Hernández e Sergi Barjuan, possíveis nomes para assumir o Barcelona depois da saída de Koeman - GettyImages

Na tarde desta quarta-feira, 27, o Barcelona anunciou a demissão do técnico RonaldKoemando comando depois de uma temporada bem irregular, tanto pelo Campeonato Espanhol, como pela Champions League. De derrota em derrota, ele acabou não resistindo depois da vitória do RayoVallecano, por 1 a 0 na La Liga.

Imediatamente depois do anúncio do clube catalão, a imprensa local começou a especular quem poderia assumir o comando do Barça, e dentre os três nomes que podem entrar na briga, XaviHernández é quem sai na frente. Inclusive, vale lembrar que esta não é a primeira vez que o nome do treinador é considerado para assumir a equipe espanhola.

Nas últimas semanas, os jornais espanhóis informaram que Xavi tem um encontro com o presidente do Barcelona, JoanLaporta, e apesar de hoje estar comandando o Al-Sadd, o ex-jogador teria deixado as portas abertas ao clube, dizendo que estava "aberto a qualquer coisa" em relação ao time que já defendeu dentro das quatro linhas um dia.

Falando nisso, o histórico de XaviHernándezno time catalão, e também na Seleção Espanhola é impressionante. Pelo Al-Sadd, ele já conquistou sete títulos, entre eles a Supercopa do Catar, por duas vezes a Copa do Catar, além do bicampeonato da Copa do Emir. Inclusive, o último deles foi vencido na última semana, depois da vitória nos pênaltis sobre o Al-Rayyan.

Ainda que pensar em tê-lo no comando do Barça alegre muitos torcedores, o clube terá que se empenhar para dar o que o ex-jogador busca. Veículos locais indicam que Xavi vai apresentar ao presidente uma série de condições para assumir ainda nesta temporada, além de ter que negociar sua rescisão com o Al-Sadd, o que não deve ser um problema.

No entanto, caso tente de todas as formas e não consiga Xavi, o Barcelona precisa ter ao menos um plano b, ou até mesmo um plano c para substituir Koeman. Por isso, outros dois nomes estão circulando no Mercado da Bola como possibilidades de contratação. Porém, vale lembrar que a equipe catalã não está muito bem financeiramente, e não deve fazer loucuras com seus cofres.

Sergi Barjuan

Já sabendo que neste sábado, 30, o Barcelona entra em campo contra o Alavés, pelo Campeonato Espanhol, sem treinador, a ideia mais esperada é que a diretoria mande Sergi Barjuan, treinador do time B à beira do campo. Dependendo de como for seu desempenho, e o rendimento da equipe, ele pode entrar como alvo definitivo para a contratação.

Porém, o Barcelona B, comandado por Sergi Barjuan está no meio da tabela da terceira divisão do Campeonato Espanhol. Além disso, o histórico do treinador não é muito promissor, já que na carreira enfrentou dois rebaixamentos com Mallorca e Almería, comandou por duas temporadas com o Recreativo Huelva e um ano e meio o futebol chinês.

Marcelo Gallardo

Nome de maior expectativa para assumir o Barcelona, depois de Xavi, Marcelo Gallardo é quem tem o melhor currículo dentro das possibilidades que estão sendo estudadas pelo clube catalão até o momento. Oito anos à frente do RiverPlate, ele é dono de 12 títulos dentre elas a Libertadores, por duas vezes, sendo que uma for diante do rival BocaJuniors.

O nome de Gallardo interessa bastante o Barcelona porque ele assumiu a equipe do River quando eles estavam na Série B, vivendo uma fase difícil assim como a do Barcelona hoje, e depois de muito trabalho ele conseguiu colocar o time novamente entre os principais clubes sul-americanos, voltou a ser temido.

Porém, se o Barça realmente o quiser terá que esperar. Acontece que o treinador tem vínculo com a equipe argentina válido até 31 de dezembro deste ano, e segundo declarações recentes feitas pelo próprio, ele não pretende sair do clube antes do encerramento do seu contrato, sem falar que a equipe catalã teria que arcar com o valor da multa rescisória.