Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Mercado da Bola / REFORMULAÇÃO!

Atlético-MG mantém 22 nomes emprestados, mas define futuro de jogadores fora dos planos; saiba quem são!

Equipe mineira está passando por uma reformulação no elenco com a chegada de Cuca

Redação Publicado em 10/03/2021, às 08h58

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Jogadores do Atlético-MG reunidos em campo - GettyImages
Jogadores do Atlético-MG reunidos em campo - GettyImages

No fim da noite desta terça-feira, 9, o Atlético-MG confirmou os empréstimos deIago Maidana para o Sport e de Gustavo Blanco para o Fortaleza.

Com isso, o departamento de mercado desenvolvido pelo diretor Rodrigo Caetano conseguiu realocar todos os jogadores fora dos planos do clube para esta temporada de 2021. Com isso, já são 22 jogadores do clube cedidos para outras praças na temporada.

Com os encerramentos da Série A e da Série B 2020 em fevereiro e janeiro, respectivamente, o BID da CBF registrou contratos ativos de vários jogadores no Galo.

Dessa forma, o clube passou a definir outras situações. Algumas peças até já rescindiram, como o volante Yago, o zagueiro Matheus Stockl e o atacante Capixaba, mas apenas dois foram reintegrados ao elenco: goleiro Matheus Mendes e o volante Adriano.

Da lista de 22 atletas emprestados pelo Atlético, sete jogadores são para Série A, cinco na Série B, outros oito em clubes internacionais, um na Série C, sendo Alessandro Vinícius, e outro na Série D, com Ralph.

Ainda existem aqueles que vão voltar de empréstimo no meio da temporada, mas com chances de serem comprados pelos clubes onde estão, como Michael no Paços de Ferreira, de Portugal, Léo Sena no Spezia, da Itália, e Edinho no Daejeon Hana Citizen, da Coreia do Sul.

Emprestados

Michael

Titular nas primeiras partidas de 2020, Michael foi cedido ao Paços de Ferreira, de Portugal, depois que o Galo contratou Rafael e Everson. Ele está cedido até junho e tem contrato com Galo é até dezembro de 2022.

Cristian

Cristian de Lima joga no Sub-23 do Boavista e acumula cinco jogos como titular. Ele está cedido até junho de 2021, com 80% dos direitos fixados em 1 milhão de euros.

Vitor Mendes

O jogador era do time de transição e começou 2020 no Guarani, depois foi cedido ao Boa Esporte, até chegar ao Figueirense para a disputa da Série B. Apesar do rebaixamento com o time catarinense, foi repassado para o Juventude, que irá disputar a Série A.

Gustavo Henrique

O zagueiro, que fez apenas um jogo no time profissional, vai defender o Bahia em 2021. Ele assinou empréstimo até o fim da Série A e seu vínculo no Galo termina em dezembro de 2022.

Isaque 

Destaque das categorias de base do Atlético, o zagueiro assinou empréstimo com o Confiança para atuar na Série B. Seu contrato no Galo vai até dezembro de 2022, também.

Nathan Silva 

Jogador estava emprestado ao Coritiba até o encerramento da Série A. Ele foi cedido ao Atlético-GO com contrato de empréstimo até 31 de dezembro de 2021.

Iago Maidana

Outro jogador do Atlético que se firmou na equipe onde foi cedido.

Emprestado ao Sport até o fim da Série A, Maidana virou titular absoluto e responsável inclusive por bater pênaltis no Leão. Seu contrato no Atlético termina em dezembro de 2022. Após sondagens de outros clubes, ele permanece no Sport por mais nove meses.

Maílton

O lateral-direito tem contrato no Atlético até o fim de 2022 e não conseguiu sequência de jogos no Coritiba. Ele vai ficar no Coxa até o fim de maio.

Lucas Hernández

O lateral-esquerdo fez 10 jogos pela Série B com a camisa do Cuiabá e se lesionou gravemente no joelho no fim de novembro e não tem prazo para retornar. Assim, ele vai ficar cedido até maio, para se recuperar. Seu contrato no Atlético vai até dezembro de 2022.

Ramón Martínez

O volante paraguaio ficou sem espaço no Atlético de Sampaoli e estava na lista de dispensa, assim como Hernández. Ele foi cedido ao Coritiba, saiu antes do previsto e já assinou empréstimo no Libertad, do Paraguai, até o fim do ano. Seu contrato no Galo até dezembro de 2022.

Léo Sena

O volante, contratado na era Sampaoli, perdeu espaço e foi liberado por empréstimo ao Spezia, da Itália, até o fim da atual temporada europeia.

O jogador fez apenas duas partidas, como reserva, e sofreu uma lesão na panturrilha esquerda em 16 de novembro, seguindo tratamento desde então. Ele tem vínculo com o Galo até maio de 2025, e os italianos podem comprá-lo por 2,5 milhões de euros.

Guilherme Castilho

Um dos jogadores emprestados pelo Atlético com mais destaque, ele virou titular absoluto do Confiança, com 18 jogos na Série B. Foi comprado pelo Galo junto ao Mirassol e repassado ao Juventude, para a Série A, até dezembro de 2021.

Zé Welison

Outro jogador que estava fora dos planos de Sampaoli e custou para achar um destino.

Ele esteve perto do Santos na negociação que envolveu o goleiro Everson. O clube paulista não poderia registrar jogador por punição da Fifa. Zé Welison, então, acertou com o Botafogo e fica no Rio até o fim do Carioca 2021. Seu vínculo no Galo é até dezembro de 2023.

Ralph

O jogador, que já fez partidas no elenco principal, estava cedido ao Coimbra para a disputa do Campeonato Mineiro 2020.

No segundo semestre, ele foi defender a Ferroviária na Copa Paulista e seu contrato acabou em janeiro. Agora, volta ao Boavista com empréstimo terminando em novembro.

Gustavo Blanco

Promissor volante, o jogador sofreu uma série de lesões no Atlético e chegou a dois anos sem atuar oficialmente. Agora, ele será novamente emprestado, mas desta vez para o Fortaleza depois de não conseguir destaque no Goiás. Seu contrato no Atlético é válido até dezembro de 2022.

Bruninho

O meia-atacante revelado nas categorias de base do Atlético foi emprestado ao Sport juntamente com Iago Maidana. Ele será cedido ao Confiança para a disputa da Série B 2021. Seu contrato vai até dezembro de 2022 no Galo.

Edinho 

O meia-atacante foi cedido ao Daejeon Hana Citizen, da Coreia do Sul, até junho de 2021. É titular e destaque da equipe na segunda divisão do Campeonato Coreano, onde fez cinco gols em 15 jogos.

Ele tem direitos fixados em 2 milhões de dólares e seu contrato no Atlético termina em junho de 2023.

David Terans 

Destaque do Peñarol no Campeonato Uruguaio, o meia-atacante teve o contrato renovado até dezembro de 2021. Caso o Atlético receba proposta para vendê-lo, então o contrato no clube de Montevidéu é encerrado. Seu vínculo no Galo termina em junho de 2023.

Daniel Penha

Antes no Coimbra, o meia-atacante de 23 anos foi emprestado pelo Atlético para o Sampaio Corrêa na Série B. Por lá, ele rompeu o contrato lá e assinou com a equipe Sub-23 do Corinthians. Não ficou e agora, defenderá o Bahia até dezembro. Seu contrato no Galo termina em 2023.

Alessandro Vinícius

Após voltar de empréstimo no Criciúma e chegar a participar de alguns treinos na Cidade do Galo, o meia-atacante passará novo período fora, desta vez no São José do Rio Grande do Sul.

Denilson

Contratado em 2018 pelo Atlético, com vínculo até junho de 2023, o atacante segue emprestado, mas sem direitos pré-fixados.

Desta vez, ao Al Dhafra, dos Emirados Árabes, até junho de 2021. Por lá, fez 14 jogos e marcou três gols. Antes, havia sido cedido para o Paços de Ferreira e Tondela (Portugal) e o Al Faisaly, da Arábia Saudita.

Marquinhos

O meia-atacante assinou com o Botev, da Bulgária, até julho de 2022, tendo parte dos direitos pré-fixados, e salários bancados pelo clube europeu. Seu contrato no Atlético foi ampliado até o fim de 2024.

Voltaram

Mathues Mendes

O goleiro foi cedido ao CSA na Série B e tomou conta da posição. Ele voltou para a Cidade do Galo com moral, e o clube não pretende cedê-lo novamente.

Agora, deve brigar por vaga no time profissional, especialmente após a iminente aposentadoria de Victor. Seu contrato no Atlético vai até dezembro de 2021.

Adriano

O volante de 21 anos foi emprestado ao Criciúma até o fim da Série C e já retornou ao Galo e faz parte do elenco que irá iniciar a disputa do Campeonato Mineiro.

Fim de vínculo

Léo Griggio

O zagueiro estava emprestado pelo Atlético ao Confiança e o contrato foi encerrado, não faz mais parte do grupo de jogadores do Galo.

Matheus Stockl

O zagueiro da equipe de base foi dispensado pelo Atlético e defenderá o CRB na disputa da segunda divisão. Ele rescindiu contrato sem ter feito nenhuma partida na equipe principal, apenas relacionado para o banco de reservas três vezes. O Galo mantém 25% dos direitos.

Yago

O volante estava cedido ao CSA, fez bons jogos, e seria emprestado para o Juventude na Série A. Porém, entrou em acordo amigável com o Atlético e rescindiu o contrato que iria até dezembro de 2021. 

Capixaba

O atacante de 23 anos estava no Coimbra e Grêmio Novorizontino, antes de ser emprestado ao Juventude para a Série B. Ele rescindiu no Atlético para se manter no time de Caxias do Sul, que estará na Série A 2021. Atlético mantém 50% dos direitos.