Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz

Zumbi Coreano revela detalhes de como trapacear na pesagem: "Quero que o MMA seja um lugar melhor"

Um dos principais lutadores do peso-pena gerou polêmica com o vídeo publicado no último fim de semana

Gabriela Santos Publicado em 07/04/2020, às 13h50

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Zumbi Coreano revela detalhes de como trapacear na pesagem do MMA - YouTube
Zumbi Coreano revela detalhes de como trapacear na pesagem do MMA - YouTube

Atual número 4 do ranking peso-pena (até 66kg) do UFC, Chan Sung Jung, também conhecido como Zumbi Coreano, causou polêmica em um vídeo publicado nas suas redes sociais. Na postagem do último fim de semana, o lutador explica maneiras de como os atletas podem trapacear na pesagem, que normalmente ocorre um dia ante das lutas no MMA.

Segundo Zumbi Coreano, o objetivo do vídeo é deixar os fãs do esporte mais atentos a este tipo de trapaça, evitando que os lutadores possam se aproveitar dessas manobras.

“Estou compartilhando isso porque quero que o MMA seja um lugar melhor. Impedir que os lutadores enganem o sistema pode ser um ponto de partida”, disse no vídeo.

No vídeo, o atleta sul-coreano contou com a ajuda do lutador Seung Min Baek para demonstrar que com simples interferências conseguia perder peso já em cima da balança. O lutador de 33 anos vem de vitórias contra Renato Moicano e Frankie Edgar.

Entre as manobras reveladas, os exemplos mais comuns são o uso da toalha e também um dedo de um companheiro como se o segurasse.

Zumbi mostrou que o amigo pesava 79.5kg ao subir na balança, no entanto, com o uso de uma pequena toalha, Seung perdeu 500g apenas por se apoiar um pouco nela. E a manobra já se tornou polêmica no UFC.

Antes da luta contra Anthony Johnson no UFC 210, valendo uma defesa de título no meio-pesado, Daniel Cormier subiu na balança e seu peso deu 1,2 kg acima do permitido. Minutos depois, o lutador retornou à balança e pesou 93kg, exatamente o limite para a disputa de título da categoria. Entretanto, as imagens revelam que Cormier se apoiava por uma toalha. Mais tarde, a Comissão Atlética do Estado de Nova York mudou suas regras para impedir que o truque acontecesse.

Outro truque apresentado no vídeo é o que Zumbi chama de “habilidade dos dedos”, que consiste em pressionar r levantando o companheiro que está na balança. Segundo o lutador, essa manobra já foi amplamente utilizada no mundo da luta.

“Não tenho certeza se posso falar sobre isso, mas é este é provavelmente um dos maiores esquemas no método de corte de peso que os lutadores já usaram. Quando o lutador sobe na balança para se pesar, o integrante da equipe para ao lado para checar e ver se ele atingiu o peso necessário. Se não tiver batido, com um dedo, ele ligeiramente levanta as nádegas do lutador. Esse é um dos métodos mais interessantes que já vi. Eu nem estou colocando pressão, mas estou ligeiramente usando meu dedo para levantar Seung Min”, revela Zumbi.

O atleta sul-coreano ressaltou que é improvável que um atleta consiga perder uma libra (cerca de 454g) apenas sem as roupas íntimas.

“Digamos que o peso exigido fosse 143 (libras) e, sem a roupa de baixo, o lutador pesasse 142. Eu suspeitaria que tem algo errado se você visse o integrante da equipe parado atrás dele. Cair de 143 para 142 só com a remoção de uma roupa de baixo é muito raro. Essa roupa não pesa meio quilo”, concluiu.

No UFC, Zumbi Coreano tem 16 vitórias e cinco derrotas. Agora, ele espera uma chance de lutar pelo título no próximo duelo, no entanto, está fora da ação pelo menos até o fim do ano, uma vez que foi submetido a uma cirurgia ocular.

Veja o vídeo:


5 itens essenciais para quem pratica esportes de luta

1- Kit Training - https://amzn.to/2qKYtVH

2- Kimono Jiu Jitsu Unissex - https://amzn.to/2NjtZlo

3- Saco de Pancada Profissional - https://amzn.to/2oiEMDP

4- Kit Boxe Muay Thai - https://amzn.to/2MPVl3z

5- Aparador de soco - https://amzn.to/2pdn05j

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, o SportBuzz pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.