Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Lutas / MMA / E AGORA?

UFC: dirigente revela que balança de conferência pode ter descalibrado

UFC se pronunciou sobre os apontamentos de Charles do Bronx, que perdeu o cinturão ainda no momento da pesagem e alegou que a balança estava errada

Redação Publicado em 13/05/2022, às 07h14

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
UFC no confronto de Charles do Bronx - GettyImages
UFC no confronto de Charles do Bronx - GettyImages

No UFC não se fala de outra coisa desde a última sexta-feira, 6, a não ser da pesagem polêmica de Charles do Bronx, que inclusive fez com que o brasileiro detonasse a comissão atlética do Arizona, a responsável pela regulamentação do evento. Agora, o cenário virou outro depois de uma revelação de um dos dirigentes do Ultimate sobre a balança de conferência.

Acontece que de acordo com relatos de muitos lutadores, a balança digital de conferência, que é disponibilizada pelo UFC estava desregulada já na noite da quinta-feira, 5, e os atletas só foram avisados disso na manhã de sexta, somente alguns momentos antes de a pesagem oficial começar, o que acabou atrapalhando os cortes de peso.

Canal - SportBuzz

Assim, o vice-presidente de assuntos regulatórios do UFC e ex-membro da comissão atlética de Nevada, Marc Ratner falou em entrevista ao podcast "MMA on Sirius XM". O dirigente defendeu a comissão organizadora do evento, e garantiu que a balança analógica que foi usada estava correta. No entanto, também admitiu que a digital pode sim ter sido descalibrada.

"A balança oficial, que foi na qual eles se pesaram na sexta-feira com a comissão do Arizona, entre 9h e 11h (horário local), 28 dos lutadores bateram o peso. Então tenho muita, muita certeza de que não havia nada de errado nessa balança. Essa balança estava precisa", disse Marc Ratner antes de completar.

Octógono do UFC durante a disputa da luta
Octógono do UFC durante a disputa da luta (Crédito: GettyImages)

"O que as pessoas estão falando é que, na noite anterior, há uma balança em que lutadores podem conferir seus pesos. Alguns lutadores queriam mudar a balança de libras para quilogramas, que dá para fazer, e acgo que isso pode ter alterado. Não temos prova de nada, mas isso pode ter tirado essa balança de conferência da calibragem", contou.

Ainda de acordo com o dirigente, a organização só descobriu esse fato na balança por volta das 8h ou 8h30 da manhã de sexta-feira e logo foi em busca de trocar o objeto. Ele também contou que os lutadores foram avisados do problema antes de subirem para a pesagem, algo que Charles do Bronx revelou que não chegou a ele ou até mesmo a sua equipe.

Marc Ratner ainda defendeu o uso da balança analógica, usada pela comissão do Arizona e também pela comissão de Nevada, entre várias outras. Na visão dele, utilizar as balanças digitais poderia aumentar os problemas de falha nos cortes de peso justamente por conta da sua precisão de detalhes, algo que não acontece na atual.

"Balanças digitais, às vezes você tem décimos de onças, uma libra são 16 onças. Você odiaria ter uma luta comum e o peso deveria ser 155 libras (70,3kg) e você pode ir até 156 (70,8kg), mas na balança digital você pode pesar 156,2 (70,9kg). Isso também não faz sentido. Sempre usamos a balança de carne, é precisa, é equilibrada, é calibrada, então não tenho problema em usá-la. Tivemos sucesso usando ela por todos os 15 anos que estou usando", explicou.