Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Lutas / MMA / PROGRAMA ANTIDOPING

UFC: Borrachinha abre o jogo sobre saída da Usada

Atleta mais testado no ano pela entidade em 2023, Paulo Borrachinha falou em “perseguição” e revelou ansiedade por exames da Usada

UFC: Borrachinha abre o jogo sobre saída da Usada - Getty Images
UFC: Borrachinha abre o jogo sobre saída da Usada - Getty Images

Paulo Borrachinha abriu o jogo sobre a saída da Agência Antidoping dos EUA (Usada, na sigla em inglês) do UFC. O lutador brasileiro, atleta mais testado pela entidade antidopagem em 2023, não mostrou incômodo com a não renovação de contrato.

Em post na rede social X, antigo Twitter, o peso-médio reclamou dos métodos da Usada e afirmou sofrer com ansiedade por conta disso. Borrachinha apontou “perseguição” por parte da entidade. Em outra publicação, ele disse que recebeu quatro coletores em uma mesma semana, para realizar sete testes.

“Eu odeio a forma como a Usada me persegue. Às vezes em camps de treinamento duros, eu frequentemente tinha ansiedade antes de ir dormir, porque eu era acordado às 4h da manhã para urinar e ter meu sangue colhido. Eu só conseguia dormir depois de quebrar minha dieta e dormia três horas depois, perdendo qualidade de sono e o treino matinal”, escreveu o lutador brasileiro.

Paulo Borrachinha é um dos atletas mais testados da história do programa antidoping do UFC, com 135 exames em sete anos. Apenas em 2023, foram realizados 33 testes, que o coloca como líder do ranking, segundo a “AG. Fight”.

Ele jamais foi flagrado por uso de substâncias proibidas. No entanto, em 2019, foi suspenso por seis meses por usar soro intravenoso sem pedido prévio de isenção para uso terapêutico.

Saída da Usada

A entidade antidopagem anunciou a saída do UFC na última semana, alegando que não renovará o contrato que se encerra no dia 31 de dezembro deste ano. A Drug Free Sport ocupará o programa a partir de 2024.