Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Lutas / MMA / COMPLICADO

Pena por doping é mantida e Rafaela Silva está fora das Olimpíadas de Tóquio

Judoca tinha sido punida com dois anos de exclusão do esporte por conta de um resultado adverso em 2019

Redação Publicado em 21/12/2020, às 19h20

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Pena por doping é mantida e Rafaela Silva está fora das Olimpíadas de Tóquio - GettyImages
Pena por doping é mantida e Rafaela Silva está fora das Olimpíadas de Tóquio - GettyImages

A atual campeã olímpica da categoria até 57kg do judô, Rafaela Silva está fora das Olimpíadas de Tóquio 2020. Mesmo que tenha sido adiada para o ano que vem por conta da pandemia de coronavírus, a judoca não poderá participar.

Pega no exame antidoping durante os Jogos Pan-Americanos de 2019, Rafaela foi punida com dois anos exclusão do esporte e entrou com um recurso na Corte Arbitral do Esporte (CAS) para tentar a redução.

No dia 10 de setembro, foi realizado o julgamento através de videoconferência e nesta segunda-feira, 21, saiu o resultado, confirmando que a judoca não poderá brigar pela manutenção do título nos Jogos Olímpicos.

Além disso, a CAS também decidiu retirar as medalhas conquistas no Mundial de 2019: bronze no individual e o bronze por equipes.

No entanto, a Corte Arbitral do Esporte não aceitou o recurso da Federação Internacional de Judô (FIJ) para aumentar a pena de Rafaela Silva para quatro anos.

A audiência do julgamento do recurso de Rafaela Silva aconteceu no dia 10 de setembro e a judoca fez um curto depoimento.

O objetivo da defesa no julgamento foi comprovar a origem da substância (fenoterol) que entrou no corpo da judoca durante os Jogos Pan-Americanos de Lima, buscando a redução da pena de acordo com o grau de negligência.

Pelas regras do código antidoping, os atletas são responsáveis por tudo que ingerem e mesmo que a ingestão não tenha sido proposital e/ou que não haja ganho técnico ou esportivo com a substância, há a punição por negligência.

Com manutenção da pena, Rafaela Silva só poderá voltar a competir em novembro de 2021, dois anos depois de sua última competição, perdendo assim as Olimpíadas de Tóquio.